Baixar Agora Grátis

Quero Agora

O que é Marketing de Guerrilha e porquê aplicá-lo

Tempo de leitura: 10 min
Avatar de vjweb@hotmail.com

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 30/01/2023

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado

Compartilhe agora mesmo:

Promoções diretas para se espalhar através do marketing viral ou boca a boca, atingindo assim um público mais extenso gratuitamente. Cá, conectar-se com as emoções de um consumidor é fundamental. Nós vamos mostrar o que é marketing de guerrilha e porquê aplicá-lo. Continue lendo o item!

Você pode estar interessado em: MBA em Marketing Digital

O que é marketing de guerrilha?

O uso dessa tática não é pensado para todos os tipos de bens e serviços, e muitas vezes é usado para produtos mais “de ponta” e para atingir consumidores mais jovens, já que são mais propensos a responder positivamente.

O marketing de guerrilha ocorre em locais públicos que oferecem o maior público verosímil, porquê ruas, shows, parques públicos, eventos esportivos, festivais, praias e shopping centers.

Um elemento-chave do marketing de guerrilha é escolher a hora e o lugar certos para realizar uma campanha para evitar possíveis problemas legais. O marketing de guerrilha pode ser dentro de mansão, ao ar livre, uma “emboscada de eventos” ou experiencial, com o objetivo de fazer com que o público interaja com uma marca.

O marketing de guerrilha é uma tática de marketing na qual uma empresa usa interações surpresa e não convencionais para promover um resultado ou serviço. É dissemelhante do marketing tradicional, que muitas vezes é fundamentado na interação pessoal, tem um orçamento menor,e se concentra em grupos menores de promotores que são responsáveis por espalhar a vocábulo em um determinado lugar e não através de campanhas de mídia generalizadas.

O marketing de guerrilha é o uso de métodos novos ou não convencionais para impulsionar as vendas ou atrair interesse em uma marca ou negócio.

Esses métodos geralmente são baixos ou sem dispêndio e envolvem o uso generalizado de interações mais pessoais ou através de mensagens virais nas redes sociais.

Esse método de marketing ganhou popularidade com o surgimento de tecnologias móveis e conectadas que podem amplificar as mensagens e focar em grupos-alvo de consumidores.

História do marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha é um resultado da mudança do marketing tradicional de sensação, rádio e televisão para mídia eletrônica. Foi cunhado por Jay Conrad Levinson em seu livro de 1984, Marketing de Guerrilha.

Seu objetivo era gerar emoção sobre um resultado ou marca para a maior verosimilhança de um consumidor comprar o resultado ou serviço, ou discuti-lo com outros potenciais compradores. O marketing de guerrilha pode ser muito lucrativo para pequenas empresas, principalmente se conseguirem fabricar um fenômeno de marketing viral.

Tipos de marketing de guerrilha

Por mais nichado que possa parecer, existem, na verdade, algumas subcategorias de marketing de guerrilha. Cá nós lhe dizemos.

Marketing de guerrilha ao ar livre

Esse tipo de marketing adiciona um pouco aos ambientes urbanos pré-existentes, porquê colocar um pouco removível em uma estátua ou colocar obras de arte temporárias em calçadas e ruas.

Marketing de guerrilha em interiores

Semelhante ao marketing de guerrilha ao ar livre, ele só ocorre dentro de qualquer sítio, porquê estações de trem, lojas e prédios do campus universitário, por exemplo.

Marketing de emboscada

Aproveite o público de um evento em curso, porquê um show ou um jogo esportivo, para promover um resultado ou serviço de forma notável.

Marketing de guerrilha experiencial

Tudo isso, mas executado de uma forma que exige que o público interaja com a marca.

Sem contexto, toda a teoria de marketing de guerrilha pode ser um pouco confusa, logo vamos ver porquê algumas outras marcas executaram essas ações.

A seguir, há vários exemplos de campanhas épicas, altamente inovadoras e de reles investimento de marketing de guerrilha.

Exemplos de marketing de guerrilha

O marketing de guerrilha pode ser de reles dispêndio, mas também pode ser de tá dispêndio, dependendo do que você quer fazer e inferir.

É isso que o torna uma forma tão alcançável de publicidade para uma variedade de empresas, de pequeno a grande porte.

Embora fosse originalmente um concepção voltado para pequenas empresas com reles orçamento, grandes empresas tomaram a teoria e realmente a executaram. No entanto, pode ter mais risco para empresas maiores realizarem marketing de guerrilha. Se uma ação de guerrilha falhar, pode se transformar em um verdadeiro pesadelo de relações públicas.

Algumas das campanhas mais eficazes são uma combinação de truques de tá e reles orçamento. Cá estão alguns exemplos de marketing de guerrilha.

Frontline

Esta é uma campanha de marketing de guerrilha muito eficiente e encantador. Frontline, fabricantes de um spray para pulgas e carrapatos, decidiu usar táticas chocantes em larga graduação colocando uma grande imagem de um cão no soalho de um shopping center.

Isso significava que as pessoas olhando para reles veriam o pregão de um nível mais tá: um cão vestido pelo que parecem ser moscas, enquanto eles são na verdade pessoas andando no caminhar subordinado.


O que é Marketing de Guerrilha e como aplicá-lo - marketing de guerrilha



Always

Esta campanha de guerrilha do dedo se referia à luta contra o sexismo e através de um vídeo original de “Like a Girl”. Always, a companhia de produtos femininos e informações menstruais foi mais sutil e, portanto, tocava as emoções de muitos telespectadores.

Burger King

O marketing de guerrilha nem sempre tem que ser uma asseveração óbvia. Pode ser sutil e invocar a atenção por outras razões. Aderindo às estratégias digitais, o Burger King aparentemente fez um bom truque que ainda é, até hoje, no ar sobre se era ou não uma situação genuína ou uma construção do Burger King.


O que é Marketing de Guerrilha e como aplicá-lo - marketing de guerrilha



Duracell

Outro exemplo de campanha de guerrilha é a campanha de adesivos da Duracell. Duracell colou imagens de tochas em objetos iluminados ao volta de uma cidade para provar a potência e longevidade da bateria. Simples, mas eficiente.


O que é Marketing de Guerrilha e como aplicá-lo - marketing de guerrilha



Guinness

Assim porquê na campanha de Duracell, o Guinness adicionou pequenos envoltórios personalizados aos tacos de bilhar em bares. Isso serve porquê um lembrete para os jogadores de que “é hora de outra cerveja”, toda vez que eles bebem. Além de ser bastante adorável, esse truque é super voltado para o público principal.


O que é Marketing de Guerrilha e como aplicá-lo - exemplos de marketing de guerrilha



Lush Cosmetics

Em 2012, a Lush Cosmetics realizou um truque de marketing de guerrilha para promover a legislação contra testes em animais para cosméticos.

Esta foi uma performance de resistência realmente chocante que mostrou uma atriz e ativista de 23 anos passando pelo processo de ser testada da mesma forma que os animais em um laboratório. Esta campanha verdadeiramente chocante e comovente atraiu milhares e milhares de assinaturas em uma petição para proibir testes cosméticos em animais na Grã-Bretanha e na UE.

O que é Marketing de Guerrilha e porquê aplicá-lo

Uma vez que usar o marketing de guerrilha

Torne-o inteligente

A abordagem de retenção de memória baseia-se em mostrar a oferta de um ponto de vista novo e inteligente. Quanto mais inteligente for a campanha, mais memorável será.

Torne-o dinâmico

Outra forma de fazer marketing de guerrilha é recrutar participantes que não o conheça. O exemplo da Frontline é um grande exemplo de marketing dinâmico de guerrilha. Uma vez que você pode ver na foto, os compradores que a atravessavam pareciam pulgas para aqueles que observavam supra.

Torne-o cativante

As pessoas gostam de tudo de perdão, logo algumas das campanhas de guerrilha mais atraentes estão ligadas a presentes gratuitos.

A Coca-Cola usou essa técnica transformando uma máquina de venda automática padrão em uma “máquina da felicidade”. Os consumidores que usaram a máquina foram recompensados com garrafas gratuito de Coca-Cola para compartilhar com amigos, buquês de flores e até pizzas inteiras.

Levante pode ser um exemplo mais custoso de marketing de guerrilha, mas mesmo um pequeno presente pode ser de grande ajuda.

Use o fator wow

Uma das táticas mais importantes do marketing de guerrilha e uma das principais razões para sua eficiência é o elemento surpresa.

A diferença entre um pregão normal em um outdoor e uma campanha de marketing que coloca um sorvete de tamanho grande em uma lajedo é o fator wow.

Para fabricar o elemento surpresa, você precisará pensar de forma original e criativa, pois os consumidores não podem se surpreender com um pouco que sabem e estão familiarizados. Uma vez que você conseguiu surpreender o consumidor, você chamou a atenção deles e fez uma sensação memorável.

Investigue

Embora o marketing de guerrilha deva parecer instintivo e aleatório, é necessário pesquisa e planejamento cuidadosos antes de lançar uma campanha.

Para que o marketing de guerrilha seja eficiente, a mensagem e a realização da campanha devem ser inteligentes e muito originais. Isso, coligado ao trajo de que tais campanhas não costumam ter um extenso alcance, requer originalidade, muito porquê uma compreensão profunda das preferências do público-alvo.

Engaje o público

O marketing de guerrilha se esforça para entreter e interessar os consumidores para fabricar uma sensação duradoura e positiva da marca.

Uma das melhores maneiras de invocar a atenção do público e mantê-los entretidos é envolvê-los na campanha. Seja pedindo aos consumidores para repartir o resultado em uma máquina de venda automática ou posar para fotos, eles são muito mais propensos a lembrar da marca se a campanha requer interação.

Não force

Para que o marketing de guerrilha funcione, o público deve participar voluntariamente da campanha. Eles não devem se sentir pressionados a participar ou comprar o resultado porque poderia torná-los menos propensos a participar.

Isso significa que você deve saber as necessidades dos consumidores e abordá-los com reverência. Se você está mirando um público seleto, realizar uma pesquisa adequada lhe dará uma teoria das melhores maneiras de abordá-lo.

Técnicas digitais de marketing de guerrilha

Transferir todas as ferramentas de marketing da guerrilha para o do dedo é muito fácil e zero fora do generalidade.

Use elementos visuais

Aqueles que usam aparelhos visuais em campanhas são muito mais propensos a persuadir os consumidores a realizar um chamado à ação.

Conte uma história interessante

Descrever histórias é tão importante para a atenção dos adultos quanto para as crianças. É importante que os consumidores se sintam emocionalmente apegados, conectados e interessados no resultado da campanha. Isso é muito fácil de fazer online e torna verosímil inferir milhões de pessoas com pouco esforço.

Faça um pouco imprevisível

A regra número um para o marketing de guerrilha é fazer um pouco inesperado, estranho e fantástico. Faça um pouco online que nunca tenha sido feito antes em sua indústria.

Conecte-se em um nível emocional

O apego emocional e a sensação de compra em um estilo de vida é fundamental no mundo de hoje. A compra de redes sociais baseadas em imagens porquê Facebook e Instagram promoveu o uso de imagens para vender um estilo de vida e sentimento, o que significa que outros canais devem ser capazes de competir.

Recrie a mesma mensagem

Use a mesma mensagem várias vezes, em vários canais. Depois de fabricar uma mensagem inovadora, certifique-se de duplicá-la em vídeo, áudio, imagem, teor escrito, etc.

Use uma ampla mistura de mídia

Não deixe de aproveitar todas as opções que existem no mundo do dedo: relações públicas, mídias sociais, landing pages personalizadas, jogos, podcasts, aplicativos e concursos.

Você gosta de Marketing? Você quer se destinar a ele? Portanto você não pode perder nosso MBA em Marketing Digital, um programa projetado para atender à premência decorrente da escassez de profissionais formados na superfície do dedo. Profissionais de destaque ensinarão as técnicas mais avançadas que integram o marketing do dedo.

MBA em Marketing Do dedo

Saiba aproveitar ao sumo as estratégias de marketing do dedo, inclusive evoluir ações de marketing de guerrilha!

Tenho interesse!

Compartilhe e comente oriente post!

Arthur Paredes

Compartilhe agora mesmo:

Guia Definitivo Para Criar Um Negócio On-line [E-book Gratuito]

Aprenda a trabalhar como afiliado e ganhe muito $

Quero Meu E-book [Gratuito]
Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado