Baixar Agora Grátis

Quero Agora

Guia completo: o significado das cores de marketing

Tempo de leitura: 18 min

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 31/01/2023

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado

Compartilhe agora mesmo:

No século 17, Sir Isaac Newton identificou seis tons de comprimento de vaga ao observar a luz do sol passando por um prisma de vidro. Mais recentemente, o psiquiatra suíço Carl Jung chamou a cor de “a língua materna do subconsciente”, cujos estudos psicológicos o levaram a desenvolver a arte-terapia. Hoje, a psicologia das cores é usada para interagir com as emoções dos usuários. Neste post vamos falar sobre o significado das cores no marketing, continue lendo!

Também pode lhe interessar: MBA em Marketing Digital

O que é a psicologia da cor?

Para compreender totalmente o significado das cores no Marketing, você deve saber que a psicologia das cores é o estudo de porquê as cores afetam as percepções e os comportamentos.

Em Marketing e Branding, a psicologia das cores se concentra em porquê as cores impactam as impressões do consumidor sobre uma marca e se elas persuadem ou não os consumidores a considerar marcas específicas ou fazer uma compra.

É um importante campo de estudo a ser considerado ao gerar ativos de marketing, erigir um novo negócio ou mudar um existente.

Em um estudo intitulado “Impacto da cor no marketing“, os pesquisadores descobriram que até 90% dos julgamentos mais rápidos feitos sobre os produtos podem ser baseados exclusivamente na cor.

Porquê o significado das cores de marketing influencia as pessoas?

significado da cor em Marketing e a psicologia das cores podem afetar fortemente o comportamento e a tomada de decisões das pessoas.

As pessoas fazem julgamentos subconscientes sobre uma pessoa, envolvente ou resultado em poucos segundos ou minutos. E a cor desempenha nesta sentimento inicial.

Esse indumento não passa despercebido por marcas e anunciantes. Eles sabem que certas cores, matizes e matizes evocam emoções e levam as pessoas à ação.

Por meio da escolha da cor em logotipos, embalagens, sinalização e publicidade, as marcas podem influenciar os consumidores a comprar por impulso ou escolher seu resultado ou serviço em vez da concorrência.

Pense em suas marcas favoritas e porquê certas cores predominam. Seus logotipos são vermelhos porquê Target ou Netflix? Ou você gosta de cores preto e branco porquê a Nike? Talvez você prefira amarelo e se sinta atraído pela Best Buy ou Subway.

Porquê escolher a cor para sua marca

Não há diretrizes claras para escolher as cores corretas para sua marca. Embora seria bom somente olhar um infográfico e tomar a decisão certa, a veras é que não há uma resposta exata sobre porquê escolher a melhor cor para sua marca ou logotipo.

O que importa é o sentimento, o clima e a imagem que você cria com a marca ou resultado. A boa notícia é que a pesquisa em psicologia das cores pode lhe ajudár a fazer a escolha certa.

A cor correta é a que melhor representa a marca

A cor corresponde ao que está sendo vendido?

Quando se trata de escolher a cor “certa”, pesquisas descobriram que prever a reação do consumidor à adequação da cor é muito mais importante do que a cor individual em si.

Por isso, na hora de escolher as cores da sua marca, pergunte-se se essa cor é adequada para o que você está vendendo, pois a cor correta será aquela que mostra a personalidade da sua marca.

intenção de compra é muito afetada pelas cores devido ao seu efeito na percepção da marca; as cores influenciam a maneira porquê os clientes veem a “personalidade” da marca em questão.

E enquanto certas cores se alinham amplamente com traços específicos (por exemplo, marrom com austeridade), quase todos os estudos acadêmicos sobre cores e branding dizem que é muito mais importante que as cores apoiem a personalidade que você deseja retratar em vez de tentar associações de cores.

Às vezes, as marcas podem se cruzar entre duas características, mas são geralmente dominadas por uma.

Pergunte-se: o que quero que seja a personalidade da minha marca e porquê posso usar as cores para transmitir essa personalidade?

A cor certa é aquela que atrai o público

O envolvente de cada um, e principalmente a percepção cultural, desempenha um papel importante em ditar a adequação da cor ao gênero, o que, por sua vez, pode influenciar as preferências individuais de cor.

Há pesquisas sobre percepção de cores que mostram que quando se trata de tons, matizes e matizes, os homens geralmente preferem cores chamativas, enquanto as mulheres preferem cores mais suaves.

Outrossim, os homens são mais propensos a selecionar tons de cores porquê favoritos (cores com soma de preto), enquanto as mulheres são mais receptivas às matizes das cores (cores com soma de branco).

Evidente, as marcas podem trabalhar fora dos estereótipos de gênero. Na verdade, muitos foram recompensados ​​por isso, pois quebraram as expectativas.

A cor correta é aquela que diferencia sua marca

Nossos cérebros preferem marcas instantaneamente reconhecíveis, o que torna a cor um elemento importante na geração de uma identidade de marca.

Escolher a cor certa pode ajudar sua marca a se sobresair. Um exemplo disso é o princípio psicológico sabido porquê efeito de isolamento, que afirma que um elemento que se destaca dos demais é mais provável de ser lembrado.

Em termos de coordenação de cores, isso significa gerar uma estrutura visual que consiste em cores de base análogas e contrastá-las com cores complementares (ou terciárias).

Guia Completo: The Meaning of Marketing de Cores - rI7pJSpqbDcrDuDp29tDbnVq QOj7 EHcgdaDM0j68tR gx2kmnEEQl8iLv7UF2C9sSJLO3LxBhDvuYYGItcoRSgeupJTd87ru4OQ9mgLuRZtnmgTd87ru4OQ4OQ4LUZtnmg GWTd87ru4OQ9
Guia completo: o significado das cores de marketing

Porque és importante? A compreensão desses princípios ajudará a otimizar a taxa de conversão por meio do uso de cores em elementos porquê os CTAs.

Imagine uma landing page que mudou a cor de seu CTA de branco para vermelho e isso gerou conversões em 21%. No entanto, não podemos fazer suposições precipitadas sobre “o poder da cor vermelha” isoladamente.

A cor correta tem o nome correto

Embora cores diferentes possam ser percebidas de maneiras diferentes, os nomes descritivos dessas cores também são importantes.

Por exemplo, estudos descobriram que “mocha” era significativamente mais aprazível do que “marrom”, embora a mesma cor fosse apresentada aos participantes do estudo.

Significado das cores no marketing

Psicologia da cor vermelha

A cor vermelha cria uma sensação de urgência e é perfeita para liquidações. Também estimula o gosto. Portanto, é frequentemente usada por redes de fast food.

O vermelho estimula fisicamente o corpo, elevando a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Está associado a movimento, emoção e paixão. Faz as pessoas agirem e é importante para botões de CTA, por exemplo, em um website.

Vermelho em marketing: os exemplos da McDonald’s e Target


Guia completo: O significado das cores de marketing - Psicologia das cores 1024x555


Guia completo: o significado das cores de marketing

McDonald’s opta pela cor vermelha resplandecente (combinada com o amarelo), que atrai as crianças, abre o gosto e cria um siso de urgência.

A Target, por sua vez, fornece outro exemplo do uso da cor. Seu logotipo, um dos símbolos mais reconhecidos na América do Setentrião, labareda a atenção dos clientes. Crie a teoria de empolgação ao comprar lá e a urgência de comprar os grandes negócios da marca.

Psicologia da cor virente

Esta cor está associada a saúde, tranquilidade, poder e natureza. É usada em lojas para relaxar os clientes e promover as preocupações ambientais. Estimula a simetria no cérebro e promove um estabilidade que leva à decisão.

Verdejante em marketing: o exemplo da Starbucks


Guia completo: O significado das cores de marketing - significado da cor no marketing 1024x518


Guia completo: o significado das cores de marketing

Starbucks é uma grande marca global que usa esse esquema de cores. O virente mostra que a Starbucks espera promover uma sensação de relaxamento em seus cafés, convidando os clientes para um moca durante um dia estressante.

Psicologia da cor roxa

Essa cor é comumente associada à realeza, sabedoria e saudação na psicologia das cores. Estimula a solução de problemas e a originalidade. Também é visto na promoção de produtos de formosura e anti-envelhecimento.

Roxo em marketing: exemplos Hallmark, Yahoo e Craigslist


Guia completo: O significado das cores de marketing - significado das cores em marketing 1


Guia completo: o significado das cores de marketing

Visto que a cor está associada à realeza e à sabedoria, não deve ser surpresa que o logotipo da Hallmark seja representado por uma diadema.

Algumas outras marcas peculiares também estão associadas a esse esquema de cores. Temos os exemplos do Yahoo! e Craigslist, duas marcas conhecidas com nomes e abordagens criativas.

Pense no logotipo do seu salão de formosura ou spa predilecto. Seu logotipo ou sinal provavelmente incluirá uma boa variação de cor, porquê lilás, roxo ou fúcsia.

Psicologia da cor azul

Seu significado está associado a silêncio, chuva, tranquilidade e confiabilidade. Oferece uma sensação de segurança, reduz o gosto e estimula a produtividade. É também a cor mais geral usada por marcas conservadoras que buscam promover a crédito em seus produtos.

Azul em marketing: os exemplos da Honda e da American Express


Guia completo: O significado do marketing de cores - psicologia do marketing de cores 1024x488


Guia completo: o significado das cores de marketing

A marca Honda tem tudo a ver com confiabilidade. A American Express usa a cor azul para transmitir sentimentos de segurança e segurança. Esses são dois dos aspectos mais importantes de responsabilizar seu quantia a uma empresa.

O azul é usado para logotipos de mídia social mais do que qualquer outra cor. Esta cor foi comprovada porquê a cor da perceptibilidade, da informação e da crédito. É também a cor mais associada à informação.

Psicologia das cores laranja e amarelo

Essas duas cores são alegres e promovem o otimismo. No entanto, é preciso desvelo ao usá-las na publicidade. O amarelo pode fazer os bebês chorarem, enquanto o laranja pode provocar um siso de cautela.

Ao mesmo tempo, esse desconforto pode ser usado para gerar uma sensação de sofreguidão que pode atrair compradores e compradores impulsivos.

Laranja e amarelo em marketing: os exemplos da Harley Davidson e do Snapchat


Guia completo: O significado das cores de marketing - cores na psicologia de marketing 1024x601


Guia completo: o significado das cores de marketing

Harley Davidson usa laranja para conversar façanha, emoção e vitalidade. Essas são as coisas fundamentais que todo motociclista procura.

O logotipo do Snapchat é amarelo, uma ruptura com o tema azul usual da mídia social. O amarelo atrai o público jovem com ideias de alegria, exaltação e originalidade.

Psicologia da cor preta

Embora tecnicamente não seja uma cor (é a carência de cor porque absorve luz), pensamos no preto porquê um tom.

Está associado a mando, poder, segurança, crédito e força. Muitas vezes, um símbolo de perceptibilidade, que pode ser esmagador se usado com muita frequência.

Preto é difícil de usar em marketing, mas algumas marcas tiveram sucesso, porquê Nike ou Chanel.

Black in Marketing: os exemplos da Nike e Chanel


Guia completo: O significado do marketing de cores - psicologia das cores 1024x408


Guia completo: o significado das cores de marketing

O logotipo da Nike, uma combinação de preto e branco, evoca potência, força e segurança. Chanel usa preto para transmitir luxo, elegância, sofisticação, atemporalidade e talvez um toque de mistério. Essas são precisamente as qualidades que Coco Chanel criou para incorporar sua marca.

Psicologia da cor cinza

O cinza simboliza sentimentos de vetustez e solidariedade. No entanto, muito cinza pode levar à sensação de vazio e depressão. Cinza pode ser pouco inspirador se usado com muita freqüência.

Cinza em marketing: exemplos Lexus e Apple


Guia completo: O significado das cores de marketing - Apple Colors in Marketing 1024x479


Guia completo: o significado das cores de marketing

O uso de cinza simples pela Lexus sugere luxo e elegância de ponta equilibrada com segurança. Também representa a maturidade de quem o alcançou na vida.

Embora o logotipo da Apple seja literalmente um arco-íris de cores, ele também usa uma maçã totalmente cinza em sua marca. Portanto, embora seja inovador e empolgante, a Apple também é instigante. Ele tem uma abordagem limpa para o progressão dos produtos do porvir e de hoje.

Psicologia da cor branca

O branco está associado a sentimentos de limpeza, pureza e segurança.

Pode ser usado para projetar a carência de cor ou neutralidade. O espaço em branco ajuda a despertar a originalidade, pois pode ser percebido porquê uma lousa limpa e inalterada.

Pode não ser a melhor cor para todas as empresas, mas usar o branco no marketing pode ser eficiente para uma marca com uma abordagem minimalista.

Branco em marketing: o exemplo da Lego


Guia completo: O significado das cores de marketing - Cores no significado de marketing


Guia completo: o significado das cores de marketing

A marca Lego apresenta literalmente o nome da empresa em branco sobre fundo vermelho. Isso representa a diversão e a empolgação que as crianças sentem ao divertir com um resultado que oferece oportunidades infinitas de erigir e gerar qualquer coisa que a mente possa imaginar.

Porquê usar cores nos negócios

Agora que você é um pouco mais profissional em psicologia e no significado das cores no marketing, porquê podemos usar as cores nos negócios? Em origem, a cor reflete a personalidade da marca. Cá, explicamos passo a passo porquê usar o significado das cores no marketing:

Decida as cores que melhor representam a imagem da sua marca

Na teoria da cor, o vermelho é a cor do poder. Rosa é ótimo para atingir o público feminino, mas geralmente não é ideal se você quiser ser neutro em relação ao gênero.

Verdejante é caloroso, hospitaleiro e denota saúde, saudação ao meio envolvente e boa vontade. (Também é a cor do quantia, por isso cria pensamentos de riqueza.) Roxo é a cor da realeza e adiciona um toque de elegância e prestígio. Laranja é pujança. Marrom é relaxante.

escolha das cores e as emoções que provocam deve ser a primeira preocupação na hora de gerar uma marca. Uma escolha ruim de cor pode afetar negativamente, portanto pense muito antes de tomar uma decisão sobre imagens de marca com as quais você terá que conviver por muito tempo.

Escolha duas cores principais

Ao escolher a cor de sua marca, recomendamos manter duas cores principais (não incluindo preto ou cinza escuro, que você pode usar para texto). A razão? Seus clientes acharão mais fácil lembrar duas cores do que três, quatro ou cinco.

Essa teoria é particularmente importante ao projetar um logotipo. Pense na combinação de cores das principais marcas que falamos anteriormente. Starbucks, McDonald’s e Lego limitam seus logotipos a duas cores e constroem todo o seu léxico de cores em torno deles.

Depois de deliberar sobre a cor, veja porquê implementar cores em vários canais de marketing e publicidade.

WEBSITE

As cores do website devem corresponder ao logotipo. Mas isso não significa que você deva manter uma aderência estrita a essas cores, somente que elas servem de base.

Obviamente, a escolha da cor não se limita a um logotipo, mas também se aplica aos produtos ou serviços que você oferece.

Se você vende tapetes infláveis, a teoria básica da cor sugere que você deseja cores vibrantes, porquê vermelhos, verdes e amarelos. Se, ao contrário, for uma empresa profissional e séria, usará tons e matizes mais suaves, talvez azul e cinza.

Também depende do público-alvo. As mulheres preferem azul, roxo e virente, enquanto os homens preferem azul, virente e preto.

Botões CTA

Você provavelmente usa botões de frase de engodo em seu site porquê uma forma de gerar conversões (ou seja, leads e vendas), mas quais cores são as melhores?

As que mais conversam são as cores primárias e secundárias brilhantes: vermelho, virente, laranja e amarelo. Os vermelhos chamam a atenção. O amarelo é comumente associado a avisos. Verdejante é o melhor para produtos ambientais e ao ar livre. O azul às vezes também é usado, pois denota confiabilidade. As piores cores são preto (escuro e negativo), branco (sem cor) e marrom (opaco e mal-parecido).

Nosso melhor juízo é testar cores diferentes e ver qual delas resulta em mais conversões.

SINALIZAÇÃO

A mesma teoria de cores que se aplica a logotipos e sites também funciona para sinalização. A diferença é que, com os signos, você está competindo por atenção.

Portanto, uma boa opção é usar cores que “se destaquem na povaréu”, porquê o vermelho e o laranja, pelo menos por fora.

Imagens de cobertura das redes sociais

Outra dica sobre a teoria da cor em marketing e publicidade é a imagem da cobertura do perfil de rede social. E é muito simples. Use as cores da sua marca, pois isso reforça a imagem.

Isso não significa que você precise se limitar somente às duas cores primárias. Você pode usar tintas, sombras e tons para variar a intensidade, mas de forma complementar.

Cores primárias, secundárias e terciárias

Uma roda de cores é a melhor utensílio para entender as cores. A forma mais básica ilustra as cores primárias, secundárias e terciárias e porquê elas funcionam entre si para gerar paletas de cores usadas em arte, decoração e marketing.

As cores primárias são as três cores básicas a partir das quais todas as cores são criadas e as cores secundárias são as três cores criadas pela mistura de partes iguais de duas cores primárias.

Existem seis cores terciárias criadas pela combinação de partes iguais de uma cor primária e secundária.

Todas as outras cores, a lista é infinita, vêm combinando diferentes quantidades e saturações dessas cores e às vezes adicionando preto ou branco.

Essas “categorias” de cores básicas são usadas no desenvolvimento de estratégias de marca e marketing, empregando diferentes combinações para atingir o objetivo, a imagem e o propósito da empresa.

Cores primárias

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul, porquê costumamos ver em brinquedos infantis. As cores primárias são a base de todas as outras cores e estão presentes nos elementos mais fundamentais que os humanos experimentam na Terreno: lume, chuva e luz solar.

O vermelho está associado a emoções fortes, pode levar à ação e até mesmo originar alterações fisiológicas, que afetam a maneira porquê os consumidores tomam decisões.

O amarelo, porquê já mencionamos, é a cor da felicidade, do fulgor e da possibilidade. Essas ideias despertam exaltação e atraem clientes para um resultado ou serviço. O azul é a cor da silêncio e do silêncio. Os consumidores podem responsabilizar na segurança e tranquilidade de um resultado que usa essa cor.

Cores secundárias

As cores secundárias são laranja, virente e roxo. O laranja, a combinação do vermelho e do amarelo, proporciona a empolgação do vermelho com o otimismo do amarelo.

Verdejante, a mistura de amarelo e azul, é a cor da natureza. Fresco e relaxante, é a cor do novo propagação, das origens simples e da sorte.

Os clientes também podem sentir uma teoria da opulência ou frescor dessa cor. Roxo, a mistura de vermelho e azul, é a cor da realeza e da magia. Transmite luxo, imaginação e sabedoria, sugerindo que uma marca pode oferecer o que há de melhor naquilo que tem a oferecer.

Cores terciárias

Uma cor terciária é feita pela mistura de uma quantidade igual de uma cor primária com uma cor secundária. Os exemplos incluem chuva ou azul-petróleo, que são combinações de azul e virente. Magenta é uma combinação de vermelho e roxo e âmbar é uma combinação de amarelo e laranja.

As cores terciárias desempenham um papel importante na psicologia das cores porque adicionam cores mais profundas e variadas à paleta da marca.

Você aprendeu o significado de cores no marketing? Se quer aprender sobre isto e muito mais, deve saber o MBA em Marketing Digital onde conhecerá as melhores estratégias de marketing e usabilidade para as empresas do porvir.

MBA em Marketing Do dedo

Conheça as melhores estratégias de marketing e usabilidade para as empresas do porvir

Tenho interesse!

Compartilhe e comente nascente post!

Arthur Paredes

Compartilhe agora mesmo:

Guia Definitivo Para Criar Um Negócio On-line [E-book Gratuito]

Aprenda a trabalhar como afiliado e ganhe muito $

Quero Meu E-book [Gratuito]
Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado