Certamente você trabalha em empresa privada que já ouviu falar do Gerente de Projetos, ou você pode até mesmo ter um ou mais deles em seu lugar de trabalho. Mas você realmente sabe do que esse perfil profissional consiste ou quais são suas tarefas e competências? Sem incerteza, há alguns anos, era um dos conceitos mais modernos dentro do cenário empresarial. No entanto, o papel do Gerente de Projetos ainda está mais vivo do que nunca nesta era 100% do dedo. Vamos te narrar tudo!
Você pode estar interessado em: Pós-graduação em Agile Project Management
O que é um gerente de projetos?
Se contarmos com as definições que encontramos na Internet, o Gerente de Projeto ou Project Manager é o responsável por propor e salvaguardar a realização correta das etapas para a realização de um projeto. Ou seja, é o perfil que coordena o trabalho da equipe para atender aos objetivos.
Grandes empresas sempre investiram em um papel semelhante que assume a responsabilidade pelas tarefas de gestão e supervisão. Mas por que o papel do Gerente de Projetos é mais importante hoje do que nunca? O que mudou para que todas as empresas decidam incorporar uma em suas fileiras?
A resposta é simples. O contexto de negócios digitais em que nos encontramos está mudando e a estratégia varia dependendo das demandas externas para a empresa. É por isso que hoje, mais do que nunca, estamos comprometidos com o Gerente de Projetos, que manterá o foco nos objetivos e levará em conta os fatores externos que a equipe enfrenta.
Qual é o salário de um gerente de projetos?
De contrato com os dados, 71% dos gerentes de projetos que compartilharam seus salários dizem que ele aumentou no último ano. E é que a demanda por esse perfil continua a crescer sem parar em todo o mundo, principalmente em países porquê México, Colômbia, Peru ou Espanha.
É simples que o salário desse perfil depende em grande secção de sua experiência em Gerenciamento de Projetos. Entre os perfis mais demandados, o salário médio de um Gerente de Projetos que tenha experiência de 2 a 5 anos terá uma remuneração de 30 milénio a 40 milénio euros brutos por ano, dependendo também da superfície geográfica e do tamanho da empresa que solicita os serviços.
Habilidades do gerente de projeto
O missão de Gerente de Projetos, ao contrário de outros perfis, não requer conhecimento puramente técnico, mas sim uma série de habilidades específicas que são adquiridas durante o tirocínio da profissão. Por exemplo, a capacidade de planejar, organizar, coordenar e controlar o trabalho.
Um dos grandes livros onde o trabalho e os fundamentos do Gerente de Projetos é orientado é o Guia PMBOK. A partir dele, podemos inferir uma série de habilidades necessárias para ser um Gerente de Projetos e poder orientar equipes na gestão de projetos.
1. Liderança
Na era do dedo, hoje mais do que nunca o papel de Gerente de Projetos deve remoinhar em torno de liderar e promover a transformação do dedo dentro da empresa. Um bom líder deve saber transmitir esses valores para sua equipe e espalhar sua motivação para o trabalho e depreender os objetivos.
2. Trabalho em equipe
Ser um líder não significa que você não precisa trabalhar em equipe. Pelo contrário, você precisa interagir com muitos níveis hierárquicos dentro da empresa e é muito importante saber porquê fazê-lo com cada um deles para instituir claramente os objetivos e diretrizes a seguir.
3. Organização
Em grande secção, o trabalho do gerente de projeto é organizar, organizar e organizar. Disso dependem a organização dos processos e atores dos quais depende o projeto, muito porquê uma boa organização dos prazos e tempos das ações.
4. Notícia
Se alguma coisa é esperada de um Gerente de Projetos é que ele seja um grande comunicante. Uma de suas tarefas é gerar bons canais de informação e prometer que todos os agentes envolvidos no projeto saibam e sejam claros sobre seu papel no planejamento.
5. Capacidade de gestão de conflitos
As relações interpessoais na gestão de projetos são um roupa e é inevitável que conflitos possam surgir em qualquer momento. Por isso, é importante que o Gerente de Projetos saiba gerenciar esses tipos de problemas e atuar porquê mediador para resolvê-los e gerar um bom envolvente de trabalho.
6. Capacidade de delegar
Um bom gestor deve saber suas próprias limitações e assumir que é impossível abranger todo o controle. Portanto, é muito importante que você adquira a capacidade de delegar e responsabilizar em seus subordinados respeitando suas funções e motivando-os em seu trabalho.
7. Detalhado e atencioso
A qualidade do serviço prestado é um dos principais objetivos a serem cumpridos pelo Gerente de Projetos. Para isso, você deve estar exigente e circunspecto aos detalhes, avaliando em todos os momentos que os padrões de vantagem são cumpridos e ser capaz de identificar as decisão adequadas naquele momento.
8. Conhecimento de mercado
Sem incerteza, se o projeto é lançado no mercado, é tarefa do Gerente de Projetos saber as tendências, inclusive oportunidades de divulgações pagas e espontâneas, e a concorrência que podem surgir para ajustar a abordagem dos objetivos para o sucesso.
9. Segmentação
Além de definir os principais objetivos dentro do mesmo projeto, imprevistos também podem surgir. É muito importante que o gerente do projeto saiba porquê orientar a equipe com tomadas de decisão rápidas e precisas, estabelecendo prazos de conformidade.
O que acha do cláusula sobre o Gerente do Projeto? Deixe seus comentários e compartilhe!
E se você quiser desenvolver seu porvir porquê Gerente de Projetos, capacite-se com a Pós-graduação em Agile Project Management onde, além de ter uma metodologia 100% prática, com casos reais e exercícios em cada módulo, você aprenderá com os melhores profissionais ativos e especialistas do setor. Estamos esperando por você!
Pós-graduação em Agile Project Management
Saiba porquê impor novos modelos organizacionais e de gestão no seu negócio
Deixe um comentário