Baixar Agora Grátis

Quero Agora

COMO PRATICAR INGLÊS NO BRASIL?

Tempo de leitura: 12 min
Avatar Of Vjweb@Hotmail.com

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 02/01/2021

Compartilhe agora mesmo:

 

Como Praticar Inglês No Brasil?

Você sabe como praticar inglês no Brasil?

Fala galera! Bem-vindos de volta para mais um poste aqui do nosso blog.

Esse poste é sobre o vídeo do professor de inglês Saulo Casal da English101.com.br. Hoje, vamos falar sobre o maior desafio de todo estudante de inglês aqui no Brasil: Como praticar inglês por aqui? Você tem essa dificuldade? Sim? Então esse vídeo que eu vou te dar uma super dica.

Vamos lá! Como praticar inglês morando no Brasil? E quando eu digo praticar pessoal, eu estou dizendo a nível de conversação. É fácil? É difícil? É possível? Bom, a gente sabe que não é nada fácil praticar inglês no brasil. Por que? Porque basicamente não é todo mundo que fala inglês, como em alguns outros países por aí.

Aqui no Brasil pessoal, infelizmente só cerca de 5% da nossa população fala inglês. Você mesmo pode fazer um teste. Quantos dos seus colegas de rua falam inglês? e seus colegas de trabalho, e o pessoal do futebol, a galera da igreja, do cursinho, o seu vizinho? Você vai ver que esse número, essa porcentagem,
é muito baixa. Então, o que fazer? Bom pessoal, a gente tá sempre dizendo que praticar é sempre a melhor forma de aprender.

Olha as criancinhas. Elas aprendem ouvindo bastante e tentando montar as suas próprias frases. Inglês é ouvir, inglês é repetir, inglês é praticar. O ouvir, hoje não tem desculpas. Nós Podemos ouvir inglês todos os dias, se Quisermos e de nativos ainda, basta ligarmos a TV, o Netflix, o Youtube.

Agora, interagir com alguém, aí é que tá. Se você não tem planos e nem pode viajar, fazer um intercâmbio, morar fora, não é nada fácil praticar inglês aqui. Você pode ter um amigo que fala inglês, mas mesmo assim não é todo dia que ele vai querer ficar falando inglês com você, não é verdade? Ou o inglês dele talvez nem seja tão bom assim e você acaba não aprendendo muita coisa.

Você pode entrar em uma escola, mas lá também o professor é dividido, compartilhado com mais 10, 20, 30 alunos e não há uma exclusividade. Sem falar que lá, eles precisam seguir uma metodologia da escola, que na maioria das vezes ou dos casos, não é voltada à conversação.

Bom galera, hoje, com o avanço da tecnologia e da internet, nós podemos praticar inglês sim, e todos os dias se quisermos, se pudermos. E o melhor, de casa, na hora que a gente quiser, no dia que a gente quiser e até com quem a gente quiser.

Vou te dar uma dica. Olha só. Existe um site online que se chama Cambly. Se você estuda inglês e é  antenado na internet, com certeza você já ouviu falar deles. Lá você encontra professores nativos de
inglês do mundo inteiro prontos pra te ajudar.

Eu aprendi inglês assim pessoal: conversando com nativos, pagando muito mico, dando muito vacilo, mas com o tempo, todos esses vacilos e erros me ajudaram a melhorar o meu inglês e me ajudaram a ficar fluente. O negócio é começar.

Você só aprende a andar de bicicleta, andando, caindo, esfolando, mas no final, aprende. E depois que aprende, nunca mais esquece, não é verdade? Então, com o Cambly, é quase ter uma experiência de intercâmbio, de morar fora, é como ter amigos que falam com você em inglês todos os dias, se quiser.

Você pode escolher o perfil do professor, o sotaque dele, você pode ver suas habilidades, suas certificações. Você pode até assistir um vídeo de apresentação dele e ver se foi com a cara dele. E você pode fazer sua aula através do computador ou celular, iOS ou Android. Mas alguém pode dizer assim: “Aaah professor, mas eu não tenho dinheiro”.

Ah, mas pra sair todo final de semana todo mundo tem. Fazer um churrasquinho na laje todo sábado, todo mundo tem. Pra comprar birita, um celular novo, jogar bola, todo mundo tem dinheiro. Agora, investir no futuro, em educação, ninguém quer, ninguém tem dinheiro, não é verdade? Te digo uma coisa: o Cambly fica mais em conta que entrar em um cursinho tradicional ou em uma escola de idiomas.

Eles têm preços de aulas que cabem em todo tipo de bolso. E por falar em bolso, pra não ter desculpa, eu vou te dar um cupom de 10 minutos no Cambly pra você testar a plataforma.

O mínimo que você pode fazer é testar. É de graça, pessoal. Insira o código Prof Saulo Não é Professor Saulo e nem Professor Saulo Casal. É só ProfSaulo, tudo junto como está aqui na tela, usando o link que está aqui na descrição desse vídeo e pronto. Escolha seu professor e troque uma ideia com ele.

Para com essa coisa de vergonha também. Ele já está acostumado com isso. Ele está ali pra te ajudar e não ficar rindo da sua cara. Aí vem uma outra pessoa, um outro estudante e fala: “Professor, mas eu não sei nada de inglês, eu estou no nível básico”. Pessoal, não tem problema.

Eu também estava no nível básico quando dei minha cara à tapa com os nativos. Bom, nada melhor que os próprios professores do Cambly pra te explicar isso. Dá olhada nesse vídeo que eu gravei mais cedo hoje com dois professores do Cambly.

Olha o que eles disseram sobre esse negócio de ser iniciante, de ser aluno básico e usar a plataforma. Olha só! Então Earline, posso te fazer uma pergunta? Sim, você pode.

A pergunta de um milhão de dólares Ahmm, é então, eu tenho muitos estudantes que estão começando agora, que estão no nível iniciante e eles estão com medo porque eu falo pra eles da plataforma do Cambly e eles estão com medo de usar porque eles me dizem: “Eu não sei falar inglês. Quando eu fico na frente de nativos, eu tremo”. Sim! Sim!

Então, eles podem usar a plataforma? Você recomenda iniciantes a usarem a plataforma? Sim, eu recomendo porque eles têm que começarem em algum lugar. e eu acho que o Cambly não é tão assustador como falar com alguém que não sabe que você é um iniciante.

Porque…verdade…mas, quando eles entram na plataforma, tipo, pra mim, eu coloco que eu sou uma professora para iniciantes. Tipo, eu consigo ensinar estudantes que são iniciantes. Você tem isso no seu perfil? Yes, yes. e… por isso que eu estava pensando: Por que você está aqui? Porque você claramente não é um aluno básico, mas você já se explicou.

Bom, eu comecei há alguns meses atrás e eu ainda estou tentando aprender inglês. Claro, claro, claro. Mas então, eu acho que isso depende do perfil que o professor tem e também do vídeo do perfil dele. Eu acho que isso também faz a diferença.

Entendi. Entendi. Ok, então eles devem olhar o perfil do professor primeiro para ver se ele ensina iniciantes. Sim. Eu acho que isso é útil. Ok, eu acho que a primeira coisa que iniciantes devem fazer é escolher o professor apropriado.

E você pode fazer isso… Todos nós professores têm perfis quando nos cadastramos pela primeira vez. Então, se você abrir o perfil deles, haverá uma lista e vai dizer se eles ensinam iniciantes ou preferem intermediário ou avançado.

Então, a primeira coisa que você teria que fazer é achar um professor que ensina iniciantes. Oh ok. Então é todo mundo, todos os professores que ensinam todos os níveis? Sim, exatamente. Algumas pessoas se especializam em iniciantes e gostam de ensinar iniciantes e tem adereços e coisas que eles podem usar para começar do zero. Legal.

Mas então, é possível? Eles podem usar o Cambly? Oh, com certeza. Agora, eu já tive muitos estudantes também dizerem que… porque eu pergunto eles: Por que você me escolheu? Sabe? E eles dizem: Bom, você é animada. Você parece gentil e… …e você tem um fabuloso cenário… Eu tento! É muito bacana! Tem um pequeno panda ali… Eu tento.

Eu realmente tento, mas com certeza é uma plataforma para iniciantes. E o primeiro passo é o mais difícil, but uma vez que você se acostuma com o professor, com a maneira que eles falam e tudo… E isso faz toda a diferença. Isso faz toda a diferença também. E como o professor interage com o aluno, porque eles podem não combinar Oh ok. Mas isso acontece. Acontece em todo lugar.

Sim, sim. Se o professor ficar tipo… …mascando chiclete o tempo todo… …ou simplesmente não interessado. Tipo, um dos meus estudantes Eles provavelmente tiveram um dia ruim. Sim, isso pode acontecer também E se você não gostar especificamente do seu professor, existem centenas de outros professores que você pode escolher.

Sabe, às vezes as pessoas podem não combinar. E você pode escolher… E eu sempre recomendo… Eu tenho alunos fixos, mas eu os motivo a conversar com outros professores de vez em quando. Porque as pessoas têm maneiras diferentes de ensinar. Pessoas têm diferentes maneiras de aprender.

E variedade é uma boa forma de se manter interessado. Mas, mesmo assim, eu acho que você  definitivamente deve tentar… entrar na sala do Cambly. Entrar na sala e ver o que aquele professor tem a oferecer. E eu acho que isso responde a sua pergunta.

Então, você ensina iniciantes, certo? Sim, eu ensino iniciantes que sabem zero de inglês. Sério? Tipo “hi” e “bye”? Só isso. Isso é tudo que eles…Eles não sabiam nada…nada. E qual é a metodologia? algum coisa muda? Qual é a abordagem? Definitivamente, há uma mudança.

Quando você nota que eles não sabem nada de inglês, eu definitivamente sempre tento digitar informação, porque eles podem ser um aprendiz visual, mas se eles não forem é útil. They precisam ver. Mas quando eles não sabem nada de inglês, então eu começo bem do básico.

Meu nome é… …com gestos e coisas do tipo… Earline…sim. E eu digo: Por que você está no Cambly? Silêncio. Eles não sabem. Então eu digo: Você fala inglês? E eles podem juntar as partes. Oh não, não inglês. “Só um pouco”. Ou “Sólo un poquito”. Tipo, o espanhol aparece. Sim, sim, sim. Mas nem isso.

Então eu escrevo: Eu quero aprender inglês. E então, eles dizem. Eles dizem também. Então isso…Ei, não tem como ser mais básico do que isso. E você estava falando sobre a seção de comentários aqui. As mensagens de texto que você pode digitar. Sim.

E um recurso legal sobre isso é que ele tem uma ferramenta de tradução, não é? Bingo! Bingo! Exatamente. É uma coisa maravilhosa! Eu tento encorajá-los a fazer isso. Eu fico tipo… E eles fazem. Então pelo menos… Então eles podem digitar em seus próprios idiomas, suas línguas nativas, que tudo será automaticamente traduzido para você? Sim, será.

E isso é perfeito porque… Eu acho que é ótimo. E alguns até já vêm equipados com seus tradutores em seus celulares. Eles falam algo e dizem: Um minuto. E então falam a palavra/frase. Tipo, use o que funcionar! Certo! Certo!

Qualquer coisa que os ajude a terem sucesso porque realmente e verdadeiramente, eu acho que é ótimo. Então, tipo, eu posso ir a essa ferramenta de tradução agora e e eu posso simplesmente digitar o que eu quer dizer a você e irá enviar Oh, então você escreveu isso em inglês?

Eu escrevi isso em inglês e ele traduziu. Agora, você pode digitar alguma coisa em português e enviar. Hm, deixa eu ver… Ahmm Vamos ver. Ok, bom… Você viu a frase em inglês? Eu vejo em português primeiro, só que eu tenho um botão. E aqui diz: “Oi, como você está, Eric?” Isso é maravilhoso! Sim.

Então, se há alguma coisa além da aula, esta é uma ótima ferramenta. E outra dica é: Não fique constrangido!Estamos aqui para… Estamos aqui para ajudar. Estamos aqui… Os professores que eu… Nós temos um grupo no Facebook e todo mundo absolutamente ama o Cambly e absolutamente ama conhecer pessoas novas e ajudar pessoas.

E ninguém irá julgar ninguém ou rir. Não, não. Nós queremos ajudá-lo a falar inglês. E eu passei por isso… …pessoas, alunos que são tímidos. E isso faz a diferença. Sim, definitivamente. E é difícil dizer a eles: “Não tenha vergonha!” Tipo, isso está dentro deles. Não, isso não funciona.

Mas, tipo, nós até damos risada, mas é porque nós brincamos uns com os outros. Nós…e nós fazemos amizade. Professores fazem amizade com os alunos e os alunos fazem amizade com os professores. E é um recurso muito bom, mesmo para o iniciante.

Sabemos que pessoas têm medo, são tímidos às vezes, envergonhados, mas como você mesmo disse, vocês estão aqui para ajudar. Vocês são pacientes. Vocês sabem lidar com essas situações. Sim. E também não é como estar em escolas de inglês onde você está compartilhando seu professor com outros 10 alunos e você tem medo de falar algo porque você sabe que aquele cara está em um nível mais alto que o seu.

Mas não, é só você e o professor. Exatamente! E o outro recurso legal que eu não vi em nenhuma outra plataforma é essa gravação de vídeos. Tipo, o que a gente está fazendo aqui agora está sendo gravado enquanto falamos. Isso, isso. Eu posso revisá-lo. Eu posso assistir esse vídeo mais tarde e ver o que eu disse errado ou o que eu poderia ter feito melhor. Exatamente.

É uma coisa muito legal. Eu posso ver a sua boca se mexendo na medida que fala, ver a sua pronúncia. É incrível! Às vezes chegar bem perto da câmera se eles não conseguem entender alguma coisa.

É muito legal! E outra coisa que eu também ouvi sobre essa plataforma é que vocês fornecem o material didático, as lições, os módulos, os tópicos… Tudo, sem nenhum custo a mais, certo? Sem nenhum custo a mais. É só acessá-lo.

E a segunda coisa é explorar a biblioteca do Cambly. A biblioteca. Sim, você consegue ver do seu lado que você tem acesso à biblioteca do Cambly. Ok. Nessa biblioteca do Cambly estão as lições. E há lições para iniciantes. Tipo, a primeiríssima lição é sobre “como se apresentar”. Ótimo! Sim. Então você e… Os alunos e o professor estão ambos trabalhando nessa lição.

Então é isso pessoal! Então não importa se você é aluno iniciante, se você está dando seus primeiros passos, a plataforma do Cambly é para todo mundo. Você precisa começar, ok! Eu não estou dizendo que as outras metodologias são ruins.

Tudo é bom, tudo é válido. Mas você precisa, e muito, colocar tudo o que você aprendeu e continua aprendendo em prática. Eu espero ter te ajudado a dar o seu pontapé inicial Entre na plataforma clicando no link que eu deixei aqui na descrição e use o código Prof Saulo e comece a destravar o seu inglês agora pessoal.

Se você curtiu esse vídeo, soco no like, compartilhe com seus amigos e se inscreva no canal Aquele abraço e até a próxima aula. Prazer em conhecê-lo. Prazer em conhecê-la também. Eu tenho que perguntar: O que você está fazendo no Cambly? Você…você… Eu ensino inglês também. Mas eu também ensino inglês. Ok, ok.

Eu, na verdade, estou gravando esse vídeo também e quero pedir sua permissão para colocar talvez 5 minutos lá. Ah, para! Você está ótima. Você está excelente! Digo, tipo… Eu somente tenho 60 mil inscritos. Eu não tenho esse tanto. Você é engraçada! Vamos! Você está bem.

Antes de você responder, eu só dizer, eu só quero te perguntar: Podemos começar essa parada ou não? O que eu recebo em troca? Você recebe um grande sorriso e um grande “obrigado”. E uma boa exposição no YouTube. Por que você me escolheu? Assim? Assim? Eu simplesmente vi… Eu estava rolando a página, te vi e pensei: Ela pode ser divertida.

E ela, de fato, é. Sim, sim. E essa é outra coisa que eu digo aos meus alunos, que tipo, eu sou da Carolina do Sul, nascida e criada e, talvez pessoas daqui falam dessa forma Você tem que ser capaz de… Eu estou falando inglês.

Pode não parecer, mas estou. E você precisa ser capaz de… Então, quer dizer, há línguas diferentes…ou dialetos na mesma língua… Poderá ver o vídeo no youtube Aqui

Compartilhe agora mesmo:

Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade