17 dicas de filmes e séries sobre escrita e marketing

Tempo de leitura: 8 min
Avatar of vjweb@hotmail. Com

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 19/12/2022

Compartilhe agora mesmo:

Quem diria que bons filmes e séries, além de documentários, poderiam ser mais que uma ótima manadeira de diversão e distração, mas também que trariam lições valiosas para empreendedores?

Fizemos uma seleção com  dicas de filmes, séries e documentários sobre escrita e marketing para você aprender mais sobre marketing e vendas, sem nem parecer que está estudando.

Vamos inaugurar pelas dicas de filmes

Apesar de não ser o pai do processo de produção em série de hamburguers que popularizou o Mc Donalds, foi Ray Kroc que fez a marca se tornar esse grande poderio do fast food.

Determinado e inteligente, Kroc usou métodos controversos, muitos deles amorais para crescer o negócio.

Nesse filme, conhecemos um pouco mais sobre os bastidores e a real história, mas também aprendemos sobre construção de marca, o vista mais importante no sucesso mundial do Mc Donalds.

Imagine que você é um aspirante a plumitivo e consegue, por alguma razão inexplicável, durante sua estadia em Paris, consegue voltar aos anos 20?

Mas o melhor de tudo: você conhece pessoalmente escritores porquê Ernest Hemingway, T. S. Eliot, Gertrude Stein e Scott Fitzgerald?

E mais, ainda ganha conselhos literários para reencontrar motivação escrever o seu próprio livro?

Pois esse é o enredo de Meia Noite em Paris, uma comédia que vai dar aquela ração de inspiração para redigir.

O filme não tem intenção de ensinar boas práticas de marketing, mas de mostrar exageradamente porquê são criadas as estratégias de marca e vendas de produtos bastante populares.

De forma cínica, o filme apresenta formas de comercializar produtos recém-criados.

O bloqueio criativo que virou filme.

Um filme escrito em um momento de bloqueio criativo durante a escrita de outro filme e que tem porquê tema médio a própria falta de inspiração e o processo de escrita.

Apesar do tema não parecer zero interessante, os irmãos Coen conseguiram fabricar e descrever essa história com maestria.

O protagonista, que dá nome ao filme, em seguida redigir seu primeiro grande sucesso, uma peça na Broadway, é convidado a ir para Hollywood.

Contratado por um grande produtor para redigir roteiros de cinema, ele decide se hospedar no Hotel Earle.

É nesse lugar, caindo aos pedaços, pleno de figuras estranhas e acontecimentos catastróficos, que o plumitivo vai se confrontar com seu terror de falhar e a sofreguidão de não saber se será capaz de redigir outro sucesso.

Até mesmo se será capaz de redigir qualquer coisa.

Sentimentos tão comuns entre artistas e que são retratados de forma fantástica, onde não se sabe o que é real e o que é fruto das próprias inseguranças do nosso plumitivo.

Para deslindar, é só observar ao filme completo no YouTube.

Steve Jobs foi uma das mente mais brilhantes do mundo dos negócios e do marketing e um dos maiores visionários desse século.

Nesse filme conhecemos um pouco mais da personalidade do empreendedor, mas também vemos a trajetória de fracassos e sucessos que fizeram da Apple uma das marcas mais desejadas do mundo.

Nesse filme acompanhamos todas as etapas da geração do gigante da tecnologia Facebook.

Desde a teoria, os primeiros passos, o protótipo do projeto e as muitas brigas que aconteceram entre os membros fundadores, vamos acompanhando a evolução de uma simples rede social até um dos maiores conglomerados de tecnologia de hoje.

Uma vez que um time pequeno e sem recursos financeiros conseguiu vencer o maior número de jogos consecutivos na história do beisebol, competindo com grandes times?

Os dirigentes do time tomaram decisões baseadas em dados.

Ao contratar jogadores baratos e subvalorizados com base em estatísticas e análises de desempenho, eles obtiveram o supremo retorno de seus investimentos para cada dólar gasto.

Foram contra a regra tradicional do mercado de ter jogadores-estrela com altos salários, para escolher aqueles que se adequavam a uma posição para formar um conjunto vencedor.

Joy é a história do personagem-título, que se tornou fundador e matriarca de uma poderosa dinastia de negócios familiares.

O filme Joy mostra porquê a vida empreendedor é enxurrada de obstáculos de todos os tipos:

  • Falta de espeque das pessoas próximas;
  • Problemas pessoais;
  • Falta de moeda;
  • Repudiação detrás de repudiação
  • Muitos pequenos fracassos até o sucesso.

Joy projeta um novo esfregão revolucionário e a partir disso, sua complicada vida muda. Mas não para melhor.

Pelo menos não por um bom tempo.

Ela é obrigada a lutar contra enormes adversidades para fazer com que sua teoria reluzente não seja unicamente uma teoria.

Se ela vai ser bem-sucedida? Bom, aí você vai precisar observar ao filme para saber.

Entre as nossas dicas de filmes, essa é para você que quer aprender sobre persuasão e geração de narrativas para vender ideias e produtos, esse filme da lista é obrigatório.

Nick Naylor é um talentoso lobista da indústria tabagista americana.

Ele consegue, através de técnicas persuasivas e de narrativaconvencer as pessoas de que um resultado nocivo, porquê o cigarro, pode ser bom para elas, tamanho seu dom.

O filme mostra o libido secreto de todo empreendedor e profissional de marketing: poder ler a mente de seus clientes.

O protagonista é um publicitário que em seguida um acidente passa a ouvir tudo que todas as mulheres que cruzam seu caminho pensam.

Apesar de fabricar campanhas para esse público, ele vai aprender que sabia muito pouco sobre sua persona.

Erro bastante generalidade principalmente entre aqueles que estão há muito tempo no mercado e se recusam a seguir as mudanças do público porque acham que já conhecem tudo.

Quantos escritores não sonham em publicar seus livros, mas porquê não encontram formas de viver disso acabam em trabalhos que não os satisfazem?

O protagonista desse filme, Rory Jansen, tenta sem sucesso, publicar seu próprio livro por diversas vezes enquanto trabalha em uma editora.

Até que um dia sua sorte muda, porém, não do jeito que um plumitivo realmente gostaria.

Ele compra um pasta em um arqueólogo e nela encontra páginas escritas a mão de uma história que ele não consegue parar de ler.

Ele transcreve tudo para seu computador para guardá-la, porém, sua esposa lê, acredita que ele escreveu todas aquelas palavras e o convence a publicá-la.

Resultado? Uma curso de sucesso porquê plumitivo.

Mas é simples que essa história não termina aí. E para deslindar, você vai ter que observar ao filme.

Continuando nossa lista, agora vamos para as melhores séries e documentários sobre marketing, escrita e copywriting.

Dicas de séries e documentários

A série mostra os bastidores de uma escritório de publicidade dos anos 60 e porquê acontecem a geração de conceitos que transformam marcas desconhecidas em sucessos de venda através da publicidade.

Ao longo da série, você terá dicas sobre os desafios, as estratégias e até mesmo as intrigas em uma empresa de publicidade. Dizem, inclusive, que o protagonista e possuinte da escritório, Don Drapper, foi inspirado em David Ogilvy.

Se você te curiosidade em saber os bastidores de uma das empresas mais criativas do mundo, esse documentário vai te dar o chegada.

Ele vai mostrar porquê são criadas as histórias da Pixar, desde à geração da teoria, a realização e toda integração dos talentos da empresa, trabalhando juntos para fabricar histórias fantásticas.

Uma jogada de marketing frustrada ou golpe?

Até hoje, não há certeza sobre a real intenção do Fyre Festival.

Os criadores do evento foram brilhantes ao fabricar a estratégia de divulgação do festival de música eletrônica que aconteceria em uma ilhéu do Caribe.

Com ingressos que custam até US $ 100.000, eles prometeram uma experiência luxuosa nunca vista e repleta de celebridades.

Os convidados que pagaram dezenas de milhares de dólares pelo festival foram recebidos em um canteiro de obras, tiveram que dormir em barracas e colchões encharcados pela chuva e consumir pão com queijo.

Vale observar para seguir cada lanço de um dos maiores fracassos de marketing da história.

Sem dúvidas, uma das melhores indicações dessa lista.

O documentário vai mostrar porquê funciona a mente dos grandes gênios da publicidade dos anos 60.

Vamos saber o processo criativo por trás de campanhas que causam impacto até os dias de hoje, porquê “Just Do It” da Nike e “Think Different” da Apple, entre outras.

O pai do documentário de sucesso Super Size Me, traz uma novidade proposta: fazer um filme sobre o mundo da publicidade, completamente financiado por marcas e produtos.

A teoria é mostrar, sempre com muito humor, porquê a indústria do cinema se tornou dependente da publicidade e porquê somos influenciados por táticas de venda invisível sem perceber.

Muitos escritores e empreendedores deixam de colocar suas ideias no mundo por conta do terror do julgamento alheio.

Perseguem a falsa teoria de sublimidade para não receberem as críticas que tanto temem.

Sem nunca redigir ou publicar zero, acabam atolados em um lamaçal de sonhos não realizados.

Uma vez que essa é uma das maiores dores de quem quer trabalhar na internet, ou viver de escrita, o VDB Indica de hoje é a palestra da pesquisadora e escritora Brené Brown – O Poder da Coragem, disponível na Netflix.

Na palestra, ela fala sobre o concepção da vulnerabilidade porquê a verdadeira coragem.

Coragem de se expor, seja na vida, seja na internet, sem terror e sem esperar um resultado específico.

Somente penetrar o coração para o que vier.

Quem está tentando e fazendo o que acredita, não corre o risco de falhar: é perceptível que, em qualquer momento, vai testar o fracasso e a dor.

E se colocar vulnerável diante dessa verdade é onde está a verdadeira coragem.

Mas também é nesse lugar onde acontecem as experiências mais fortes de prolongamento e inovação.

Ninguém realiza zero grandioso se não estiver disposto a ser vulnerável.

Se você ainda tem terror da exposição e não assistiu a esse vídeo, recomendo que tire uma hora do seu termo de semana para fazer isso.

Não só é uma experiência muito engraçada, porquê também faz você refletir se está vivendo a vida de verdade.

Essas são as nossas dicas de filmes e séries para você se divertir e aprender. Já assistiu a alguns desses? Tem alguma dica extra para compartilhar cá nos comentários?

Escritor milionário

FONTE: viverdeblog.com

Compartilhe agora mesmo:

Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade