Baixar Agora Grátis

Quero Agora


	

5 Passos de Como fazer um sorteio pelo instagram

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 08/04/2021

Compartilhe agora mesmo:

Como fazer um sorteio Pelo Instagram: Aprenda com o nosso treinamento “Passo a Passo”

Neste artigo vamos te ensinar como fazer um sorteio pelo instagram e assim melhorar seu engajamento e atrair novos seguidores.

como fazer um sorteio pelo instagram

Sorteio pelo Instagram são ótimos recursos para envolver seus seguidores nas redes sociais, encontrar novos seguidores em potencial e gerar leads e vendas para sua empresa.

Você só precisa dar uma olhada no feed do Instagram para ver que empresas em todos os lugares estão fazendo sorteios para promover seus produtos.

Neste artigo vamos mostrar exatamente como você pode montar um sorteio pelo Instagram de sucesso, com as melhores práticas e exemplos que vão lhe dar alguma inspiração de como fazer sorteio pelo Instagram

Primeiro Passo: Escolha o prêmio do sorteio

Um dos fatores que determinam o sucesso de seus sorteios pelo Instagram é o prêmio que será oferecido. No final das contas, seu prêmio é o que levara um participante em potencial a entrar no concurso.

Lembre-se de que, dependendo do seu método de inscrição, os participantes do concurso podem ser solicitados a fornecer suas informações pessoais (como endereço de e-mail).

Você precisa fazer com que valha a pena – então escolha um prêmio que seja empolgante para maximizar o número de pessoas irão participam do concurso. Aqui estão algumas ideias para a escolha de prêmios para seu sorteio pelo instagram:

  • Escolha um prêmio relevante: você poderia oferecer uma viagem ao México – provavelmente ganharia muitos participantes dessa forma. Mas, a menos que seu negócio seja relacionado a viagens, você não terminará com uma lista de pessoas que estão interessadas em sua marca e seus produtos.
  • Ofereça um pacote de prêmios: Força em números, certo? Oferecer vários prêmios – como outros produtos relacionados ou uma seleção de itens de suas diferentes linhas de produtos – pode ser outra maneira de aumentar o valor do seu prêmio e, ao mesmo tempo, torná-lo mais emocionante. Isso o torna mais atraente para os espectadores, aumentando a taxa de conversão de seu sorteio.
  • Faça parceria com outra marca: uma maneira de tornar seus sorteios do Instagram ainda mais atraentes é fazer parceria com outra marca para hospedá-los. Escolha uma marca com produtos que complementem o seu. Por exemplo, sua agência de viagens pode fazer parceria com uma marca que vende malas para criar um pacote de prêmios de viagem de luxo. Isso permite que você comercialize as listas uns dos outros e divida o custo dos anúncios. É uma situação em que todos ganham!


Passo 2: Crie suas regras de sorteio


O Instagram é uma plataforma tão popular para brindes porque é muito mais tolerante quando se trata de diretrizes e regulamentos de doação. Por qualquer motivo, o Instagram é muito mais flexível com sorteios do que o Facebook, mesmo que o Facebook seja dono do Instagram.

Seja qual for o caso, você tem muitas opções no Instagram quando está construindo seus sorteios. Há uma tonelada de diferentes métodos de entrada, e você deve escolher o que é melhor para os seus objetivos de negócios.

Aqui estão os diferentes tipos de regras de sorteio do Instagram. Eu também gostaria de notar aqui que você deve sempre pedir às pessoas para segui-lo para entrar, embora você não precise exigir isso – é apenas uma boa prática para que você possa comercializar para seus participantes no futuro no Instagram.


Like-to-enter: O tipo mais simples de concurso do Instagram, você pode simplesmente criar uma postagem no Instagram com uma legenda que diz aos participantes para gostarem do post para entrar (go figure). Embora este seja um ótimo tipo de sorteio do Instagram porque é fácil de entrar – ele literalmente leva um toque duplo – eu não gosto muito disso porque é fácil obter uma tonelada de pessoas desinteressadas ou bots em sua lista de participantes.

Tag/comment-to-enter: Este é o tipo mais comum de sorteios do Instagram que vejo. Peça aos participantes que comentem o seu post no concurso e marquem alguns de seus amigos para entrar. Isso funciona bem porque eles muitas vezes vão marcar pessoas que estariam interessadas – o que significa que esses amigos vão entrar também, marcando seus próprios dois amigos. Isso ajuda a aumentar drasticamente o alcance, tudo através de um método que é orgânico na maior parte do tempo.

  •                       Compartilhar para entrar: Como o nome indica, um concurso de compartilhar para entrar exige que os participantes republiquem a imagem do concurso em seus próprios perfis do Instagram para entrar. Isso é ótimo porque sua imagem se espalhará organicamente pelo Instagram, expondo sua marca e produtos para as conexões de seus seguidores. Isso nem sempre é eficaz, pois as pessoas tendem a se preocupar muito com o que está em seu feed – e isso geralmente não abre espaço para publicações de brindes. 
  •                       Sorteios: embora todos sejam tecnicamente sorteios, você pode usar um aplicativo de concurso do Instagram de terceiros para realizar um sorteio de sorteio com aparência mais profissional. Além disso, usar um aplicativo permitirá que você colete os e-mails dos participantes, o que significa que você pode comercializar para eles mais tarde por e-mail, o que é muito mais eficaz para converter essas pessoas em vendas. Esse é o tipo de sorteio que gerará o melhor ROI para sua empresa.     

Etapa 3: Crie seu sorteio


Dependendo do tipo de sorteio que você está realizando, existem vários níveis de esforço necessários aqui. Se você está simplesmente realizando seu sorteio direto no Instagram usando um modelo comente para inserir ou compartilhe para inserir, tudo o que você precisa fazer é encontrar uma ótima foto para usar em seu sorteio.

Tire uma foto bonita (ou use uma existente) do seu prêmio para atrair os espectadores a participar do sorteio. Você pode adicionar algum texto (“ENTRE AGORA” ou “GANHE”) à foto para torná-la mais clara, o que pode torná-la um pouco mais diretamente envolvente nos feeds de notícias das pessoas.

Algo que você também pode tentar é um vídeo, com um de seus funcionários exibindo os prêmios e incentivando os espectadores a participar. Eu diria que, como regra geral, no entanto, as imagens funcionam melhor porque não dependem do som e podem ser lidas.

Depois disso, você vai querer criar a legenda. É aqui que você precisa delinear todas as suas regras. É melhor fazer isso em um formato passo a passo, como você pode ver abaixo:

Se você estiver fazendo seu sorteio usando um aplicativo de terceiros, terá um pouco mais de trabalho a fazer. Você vai querer construir a página do seu concurso e otimizá-la para conversão para garantir que o maior número possível de pessoas participe. Aqui estão algumas práticas recomendadas para a página de sorteios:

  •                       Um bom título: Criar um título que atraia as pessoas é o primeiro passo para maximizar sua taxa de conversão. Escreva um que chame a atenção e seja voltado para os benefícios – por exemplo, “Você pode ganhar uma viagem para dois para Puerto Vallarta!” é um título envolvente que comunica claramente os benefícios do sorteio. 
  •                       Visuais fortes: certifique-se de ter uma foto que comunique bem o seu concurso e a sua empresa na página de sorteios. Mostrar às pessoas exatamente o que elas podem ganhar é uma ótima maneira de envolvê-las em seus sorteios. 
  •                       Minimize os campos do formulário: manter baixo o número de campos do formulário na página do concurso maximiza o número de pessoas que entrarão. Não peça informações desnecessárias, como os números de telefone e endereços dos participantes. Eu guardaria em seus e-mails e talvez em seus nomes.   
  •                       Botões de compartilhamento social: tornar mais fácil para as pessoas compartilharem seu concurso é uma ótima maneira de aumentar o engajamento social. Isso torna mais fácil para eles espalharem a palavra sobre o seu concurso nas redes sociais, ajudando-o a se espalhar para outras pessoas. 

Etapa 4: Promova seus sorteios


Agora que você montou seu sorteio, está praticamente pronto para começar! Você vai querer postar sua oferta no Instagram e depois compartilhar a postagem em todas as suas outras plataformas sociais.

Embora seja um bom começo, definitivamente não é tudo o que você deve fazer para promover sua oferta para participantes em potencial.

Aqui estão alguns outros métodos de promoção orgânica:

  •                       Altere seu banner no Twitter e a foto de capa no Facebook para promover seu sorteio, com um link para a postagem do sorteio do Instagram.
  •                       Envie um boletim informativo para a sua lista de e-mail informando-os sobre o seu concurso. Embora essas pessoas já tenham demonstrado interesse em seu negócio antes, fazer um concurso pode ajudar a reconquistar algumas das pessoas que perderam o interesse depois de se inscreverem.
  •                       Adicione um pop-up ao seu site para direcionar o tráfego do site para o seu perfil do Instagram, onde eles podem inserir o seu sorteio.
  •                       Coloque o link do sorteio em sua biografia, com um texto que informa aos visitantes do perfil onde eles podem entrar para ganhar.
  •                       Promova seus sorteios em sua história do Instagram.

Além disso, sua melhor aposta é pagar: veiculando anúncios. Os anúncios do Instagram são incríveis porque permitem que você segmente com precisão e exiba anúncios para clientes em potencial, em um estilo que parece nativo da plataforma.

Use a plataforma de anúncios do Instagram para atingir pessoas dentro de seu mercado-alvo – pessoas que você pode ver se tornando clientes a longo prazo. Se você não souber por onde começar, pode até tentar atingir pessoas que gostam de seus concorrentes no Facebook.

No que diz respeito aos anúncios, as mesmas práticas recomendadas se aplicam. Crie uma imagem atraente e uma legenda simples e curta que vincule as pessoas à sua página de brindes ou diga a elas como participar. Os anúncios são ótimos para sorteios hospedados em uma página externa porque permitem que você tenha um link, que normalmente não está disponível para postagens regulares do Instagram.

Tudo o que resta a fazer agora é deixar o seu concurso correr!

Etapa 5: Acompanhamento


Assim que o concurso terminar, você precisará escolher um vencedor. Por ser um sorteio, você desejará fazer isso de forma totalmente aleatória – não é baseado em habilidades, o que significa que todos devem ter a chance de ganhar seu concurso. Se você está simplesmente realizando seu concurso no Instagram, apenas coloque todos os nomes em um randomizador (Google para um) e você estará pronto para ir!

Você também vai querer anunciar o vencedor do sorteio no Instagram! Embora a maioria das competições termine aqui, você terá uma oportunidade adicional se executar seu sorteio usando um aplicativo de terceiros.

Envie por e-mail sua lista de participantes com um acompanhamento – diga a eles que lamenta não terem ganhado, mas dê a eles um prêmio de consolação, como algum tipo de desconto ou cupom. Este é o melhor momento para fazer marketing para seus participantes – eles estão tristes por não terem vencido, mas ainda podem ser um “vencedor” se aproveitarem a oferta que você está oferecendo.

Certifique-se de continuar a comercializar para sua nova lista assim que o concurso terminar com ofertas adicionais ou concursos futuros. Isso maximiza as chances de eles passarem de leads a clientes reais para sua empresa.

Compartilhe agora mesmo:

Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade