Essa é uma daquelas receitas que parecem super chiques e difíceis de fazer, que os restaurantes geralmente cobram custoso, mas não é, é muito simples, econômica e fica pronta rapidinho, ainda mais usando a panela de pressão elétrica.
Eu sempre faço esse risoto de limão cá em mansão, e tradicionalmente uso o limão siciliano, que é também o mais geral e indicado para essa receita, mas obviamente podemos abrasileirar e usar o limão geral, limão cravo, etc… Palato de escoltar com milanesas e empanados de mesocarpo, peixes e frutos do mar grelhados, pra mim combinam muito muito.
Ingredientes:
1 colher de chá de óleo
2 colheres de sopa de cebola picada
1 xícara de arroz arbóreo
3 xícaras de chuva ou caldo de legumes, OU 2 de chuva/caldo + 1 de vinho branco
1 colher de chá de sal
1 limão siciliano
2 colheres de sopa de manteiga
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Pimenta e ervas a sabor
Na panela de pressão elétrica coloque o óleo, cebola, arroz, líquidos e o sal, misture, tampe e programe em qualquer função de decocção ajustando o tempo para 8 a 10 minutos. Se desejar um risoto al dente use 8 minutos, mais molinho 10 minutos.
Enquanto isso retire as raspas da casca do limão com ajuda de um ralador e reserve, galanteio o limão, esprema o suco, coe e reserve também.
Quando o tempo terminar, retire a pressão, abra a panela, adicione o suco e raspas do limão, a manteiga, queijo, pimenta e ervas, misture delicadamente até permanecer homogêneo e cremoso, sirva na mesma hora!
Rendimento: 2 porções.
Armazenamento: Risoto deve ser sempre consumido na hora!
Dicas: Embora o alho não seja tradicional nesta receita eu sabor de colocar 1 dente geralmente. Tome desvelo com o sal caso a sua manteiga seja com sal e/ou o queijo muito salso.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.