Baixar Agora Grátis

Quero Agora

O que é Inbound Marketing: definição, exemplos e estratégia em 8 etapas

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 29/01/2023

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado

Compartilhe agora mesmo:

Você sabe o que é Inbound Marketing? Se você chegou até cá, é porque ouviu falar de marketing de atração e teor dentro do marketing do dedo e quer aprender porquê fazer com que os clientes venham até você em vez de procurá-los. Por isso explicaremos passo a passo o que é Inbound Marketing ou Marketing de Atração e porquê preparar uma estratégia que funcione!

Você pode se interessar por: MBA em Marketing Digital






O que é Inbound Marketing e porquê ele é definido?

O Inbound Marketing é traduzido literalmente porquê marketing de ingressão e é mais espargido porquê marketing de atração. Isto é, constitui um conjunto de técnicas que nos permite chegar aos nossos clientes, definidos nesta metodologia porquê buyer persona, de forma não invasiva. É uma estratégia que atrai o cliente com conteúdos úteis, relevantes e valiosos. Desta forma, os potenciais clientes encontram a sua empresa através de diversos canais porquê redes sociais, blogs ou SEO, entre outros. Sem incerteza, essa não intrusão é a chave para a definição do inbound marketing e o que fornece o diferencial em relação à publicidade tradicional (outbound).

Exemplo de porquê fabricar uma estratégia de Inbound Marketing em 8 etapas fáceis

  1. Defina muito seus objetivos inteligentes
  2. Crie uma buyer persona
  3. Desenhe a jornada do comprador ou o planta da jornada do cliente
  4. Obtenha tráfico qualificado
  5. Converta seu tráfico em clientes potenciais
  6. Converta seus potenciais em clientes ou vendas
  7. Avalie os resultados em todas as fases do funil
  8. Fidelize e conquiste seu cliente

Estágios em Inbound Marketing

O Inbound Marketing é fundamentado principalmente em três estágios.

1. Atração

Primeiro precisamos gerar tráfico. Para isso precisamos de recursos porquê marketing de teor, técnicas de SEO, redes sociais, entre outros. É muito importante fazer um planejamento estratégico para saber bons resultados. A teoria é aumentar o número de visitantes. 

2. Conversão

Depois de conseguir atrair visitantes, precisamos que se tornem leads, ou seja, contatos com os quais possamos manter um relacionamento de longo prazo. Para isso, é importante responder as mensagens, oferecer conteúdos relevantes, entre outras interações. 

3. Construção da fidelidade

Com o banco de dados criado, você deve gerenciar os registros. Você deve automatizar seu inbound marketing para que cada lead receba informações específicas e acabe se tornando um cliente. Nesta período, você deve manter o cliente satisfeito. 

Funil de Marketing de Atração: TOFU, MOFU E BOFU

O Inbound marketing utiliza uma metodologia baseada na geração de estratégias definidas para cada lanço do funil.

TOPO DO FUNIL – TOFU

Levante é o estágio cume de qualquer estratégia de tomada no topo com foco em trazer usuários pela primeira vez ao seu site ou aplicativo. Também é chamado de prospecção em marketing do dedo. Para isso, usamos SEO, teor, blog e mídia paga.

MEIO DO FUNIL – MOFU

Trata-se de fazer com que os clientes voltem ao seu site. Para isso, usamos principalmente e-mail marketing e remarketing, muito porquê marketing de conversação ou marketing com WhatsApp.

FUNDO DO FUNIL – BOFU

É a lanço final em que arriscamos tudo por tudo. Trata-se de transmudar visitantes em clientes e, portanto, usaremos a oferta e promoção de vendas por meio de mídia paga -remarketing- e marketing por e-mail. Também não podemos olvidar ferramentas porquê o chatbot ou mensagens push para nascente tipo de ações de fechamento de venda.

Uma vez que fabricar uma estratégia de marketing de atração

Agora que sabemos o que é Inbound Marketing, veremos as etapas a seguir para fabricar e executar uma estratégia de Inbound Marketing eficiente e funcional.

8 etapas para projetar uma estratégia de Inbound Marketing

Defina muito seus objetivos

Primeiro você deve estabelecer quais são seus objetivos. O que você deseja obter? Quem você deseja saber? Uma vez que você vai fazer isso? Qual seria a abordagem ideal? E muito importante: defina claramente quem é seu usuário e o funil que ele deve seguir para se tornar um cliente.

Crie um buyer persona e um buyer journey

Primeiramente, a melhor maneira de desenvolver uma buyer persona é seguindo as etapas a seguir:

  1. Defina o seu cliente ideal
  2. Colete informações sobre seu cliente
  3. Analise as informações e agrupe as diferentes buyer persona
  4. Dê vida aos seus clientes-pessoas
  5. Compartilhe informações com toda a empresa

Perguntas importantes:

  1. Situação pessoal
  2. Necessidades e objetivos
  3. Comportamentos
  4. Habilidades relevantes para o nosso negócio
  5. Principais pontos de dor
  6. Objetivos pessoais (objetivos onde pode ajudá-lo) e objetivos práticos (relacionados a nós)
  7. Jornada do Comprador

Obtenha a atração de tráfico qualificado

O que entendemos por tráfico qualificado? Podemos defini-lo porquê os usuários com maior verosimilhança de se tornarem clientes em potencial e, em última estudo, clientes. Para isso, não podemos nos contentar com um site que seja exclusivamente razoável. Ou seja, devemos buscar a vantagem e para saber a atração de nosso usuário devemos cuidar dos seguintes aspectos.

Primeiramente, você deve fabricar landing pages otimizadas. Uma página de orientação é a página na qual chegamos clicando em um link. A estratégia ideal? Tenha uma página otimizada para cada tema. 

Agora que temos nossas páginas segmentadas por tema, a próxima lanço do Inbound Marketing é atrair tráfico qualificado para essas páginas. Em primeiro lugar, teremos de posicionar o nosso teor nos motores de procura através do posicionamento SEO oriundo ou do posicionamento pago SEM. Para isso, a chave é fabricar um teor de qualidade, interessante e que agregue valor aos nossos usuários. E, finalmente… Divulgue esse teor nas redes sociais!

Converta seu tráfico em leads

Agora que já alcançamos um grande volume de visitas com tendência a se transmudar em clientes em potencial, temos que incentivar essa conversão. O tráfico por si só é de pouca utilidade, lembre-se de que nosso objetivo final é obter lucro. Nesta período, temos que transmudar o maior número de visitas provável em clientes potenciais, ou seja, obter leads. Para isso, devemos obter os contatos dos nossos clientes através do preenchimento de um formulário. 

Converta seus leads em clientes ou vendas

Por termo, chegamos ao ponto que nos interessa: conquistamos tráfico e conseguimos convertê-los em clientes potenciais. A próxima lanço do Inbound Marketing é conseguir a venda. Uma vez que podemos levá-los a comprar? Para isso lançaremos uma campanha de e-mail marketing. Também em qualquer venda, o botão comprar deve ser evidenciado, fabricar carrinhos de compras atraentes e tornar a web utilizável. Devemos também realçar nosso resultado estrela, incluir depoimentos, oferecer segurança, transmitir um tino de urgência, ou seja, que o resultado está prestes a completar. E, supra de tudo, você tem que simplificar ao supremo a compra. 

Avalie o resultado de toda a campanha de Inbound Marketing

Fizemos um grande esforço em todas as etapas anteriores. No entanto, devemos identificar quais ações estão funcionando e quais não estão. Só logo podemos preparar melhorias para otimizar o processo universal. Que indicadores podem nos interessar?

Em relação ao tráfico, temos que olhar para as principais métricas, porquê:

  • Volume global de visitas.
  • Número totalidade de visitas únicas.
  • Taxa de repudiação (ou seja, usuários que saíram mal entraram em nosso teor). Essa porcentagem nos ajudará a instaurar a qualidade do teor.
  • Tempo médio de visitante, que também servirá porquê indicador de qualidade.

Com relação às nossas ações de SEO, temos que julgar o seguinte no Inbound Marketing:

  • Número de tráfico orgânico apanhado.
  • Número de palavras-chave estratégicas posicionadas e sua posição nos rankings de procura de SEO.
  • Pesquisa de palavras-chave que posicionamos e sua posição.
  • Links de ingressão que alcançamos.

Em relação às nossas campanhas de posicionamento de SEM, teremos que obter os seguintes indicadores:

  • CTR ou Click Trough Rate, ou seja, a porcentagem de cliques sobre o número de impressões.
  • Volume totalidade de tráfico apanhado.
  • Posições médias alcançadas.
  • Dispêndio por clique.
  • Dispêndio totalidade.

Em relação às nossas ações nas redes sociais, teremos interesse em medir:

  • Aumento do número de seguidores.
  • Número de interações do usuário com nosso teor (curtidas, número de compartilhamentos, comentários, etc.) porquê um indicador de qualidade.
  • Volume de tráfico apanhado graças às redes sociais.

Agora, finalmente, sobre nossas campanhas de e-mail marketing, precisamos saber:

  • O número de usuários registrados.
  • A porcentagem de sinceridade do e-mail.
  • A porcentagem de conversões alcançadas.
  • O número de usuários que cancelaram a assinatura do boletim informativo (porquê um indicador de qualidade).

E, por último… fidelizar e encantar seu cliente!

Apesar de termos apanhado a venda, não podemos nos resignar com isso. Nesse sentido, devemos ser capazes de estabelecer relações estáveis ​​e duradouras com nossos clientes e mostrar a eles que nos lembramos deles. Isso pode ser feito com detalhes porquê cartões de natal, envio de testes gratuito, interação nas redes sociais, entre outras ações.

Logo, já que você conhece as etapas, não pode se olvidar de impor as ferramentas mais avançadas para poder conquistar mais leads, porquê os botões CTA. Para isso recomendamos o cláusula sobre as ferramentas para CTA que vão ajudar a aumentar as conversões, porquê o Hubspot, onde você descobrirá porquê pode ser fácil gerar leads graças à automação do seu trabalho.

Exemplos práticos de Inbound Marketing

Nesta seção vamos recontar dois exemplos de inbound marketing (teor em espanhol) com base na estratégia do IEBS.

No Blog do Ciclo de Ingressão, nosso parceiro acadêmico, você pode saber o caso de inbound marketing bem-sucedido do IEBS.

E neste webinar (teor em espanhol) explicamos em detalhes porquê o teor do IEBS e a estratégia de marketing de atração são articulados.


Por termo, nascente post te ajudou a entender o que é Inbound Marketing e porquê nossa estratégia tem que ser? Se você precisa treinar nessa especialidade, no IEBS temos o MBA em Marketing Digital, onde você aprenderá as habilidades essenciais em Marketing Do dedo.

Se você gostou deste post, não hesite em comentar e compartilhá-lo! 🙂

MBA em Marketing Do dedo

Use estrategicamente as habilidades do Marketing Do dedo para atrair seu público!

Quero conhecer!

Compartilhe e comente nascente post!

Arthur Paredes

Compartilhe agora mesmo:

Guia Definitivo Para Criar Um Negócio On-line [E-book Gratuito]

Aprenda a trabalhar como afiliado e ganhe muito $

Quero Meu E-book [Gratuito]
Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado