Baixar Agora Grátis

Quero Agora

O que é e porquê fazer um estudo de mercado?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 01/02/2023

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado

Compartilhe agora mesmo:

Um estudo de mercado permite saber as principais características chave do público e da concorrência antes do lançamento de um serviço ou resultado.

Também pode lhe interessar: MBA em Marketing Digital

Devemos primeiro rever as características do setor em que queremos entrar, tanto antes de estrear a investir no desenvolvimento de produtos quanto em campanhas ou estratégias publicitárias.

Sem informação, sem dados ou sem um estudo que nos permita saber as possibilidades que temos, estaremos arriscando muito, sem podermos compreender as reais necessidades das pessoas e sem saber as possibilidades de sucesso.

De forma aproximada, do totalidade de produtos que vão ao mercado unicamente 20% deles se posicionam. 

Seja pela urgência do nosso próprio resultado ou não, vamos desenvolver e ver neste item uma introdução sobre o que é um estudo de mercado. Do seu noção aos benefícios que obteremos e seus custos.

O que isso realmente significa?

Se falarmos em termos econômicos e de pacto com algumas fontes, podemos expor que “os estudos de mercado determinam a viabilidade de qualquer atividade econômica”.

estudo de mercado é o início e os fundamentos anteriores de qualquer estratégia de marketing. Vamos explorar todos os dados para definir, entre outros:

  • Posição no mercado do resultado ou serviço;
  • Características mais salientes de oferta e demanda;
  • Segmentação de público;
  • Estudo de preço;
  • Possíveis canais de distribuição e marketing.

Para que serve?

O objetivo principal do estudo de mercado é validar a rentabilidade econômica. Provar a viabilidade de uma atividade irá maximizar os lucros desde o início e até atrair investimentos. 

Outro dos objetivos relevantes deste estudo é antecipar a provável resposta dos clientes e da concorrência.

Diferenças com o noção de pesquisa de mercado

Levante ponto é uma manente quando nos perguntamos o que devo fazer? Geralmente, há confusão entre estudo e pesquisa de mercado. As duas estratégias são diferentes, principalmente por pretexto do estágio em que cada uma delas deve ser utilizada. O estudo de mercado é feito ANTES e a pesquisa de mercado DEPOIS. 

estudo de mercado porquê iniciativa de marketing, coleta e analisa informações de clientes, fornecedores e concorrentes. É uma estratégia realizada anteriormente, com o objetivo de verificar a viabilidade do empreendimento e formular (posteriormente) um plano de negócios.

No caso de uma pesquisa de mercado, é um método para obter a tradução de dados comerciais. Ou seja, é feito posteriormente o lançamento de um resultado ou serviço (e com alguma maturidade para poder ter dados consistentes). 

Assim, serão feitas as previsões e decisões necessárias para melhorar o processo. Podem ser usados ​​porquê recursos: pesquisas, entrevistas e estudos da concorrência para reunir as informações.  

Passos para realizar um estudo de mercado

Entre as necessidades que o estudo deve resguardar, encontramos:

  • Barreiras ou dificuldades de ingressão no mercado;
  • O nível de competição em cada território;
  • O objetivo do resultado / serviço no mercado;
  • As necessidades do objetivo dentro do mercado;
  • Os regulamentos especiais em cada país;
  • A segmentação.

Portanto, queríamos expandir essas necessidades que o estudo de mercado deve resguardar por meio das etapas a seguir.

Definir pesquisas

É útil destinar o tempo necessário para formular muito as perguntas e os detalhes sobre os quais queremos saber a resposta.

Deve ser selecionada a metodologia ou pesquisa mais precisa que nos permita investigar e obter as informações que procuramos. Lembremos que, com base nesses resultados, as conclusões e a tomada de decisões podem ser seriamente afetadas. Com as pesquisas podemos saber: 

  • Se o resultado ou serviço é realmente bom;
  • O mercado potencial;
  • Os preços que o público está disposto a remunerar;
  • Funcionalidades extras ou características a serem avaliadas. 

Realizar segmentação do público-alvo

O estudo de mercado, porquê resultado, permitirá que você tenha uma orientação ao direcionar, por exemplo, campanhas de marketing sobre o público totalidade. Você pode saber as informações mais específicas possíveis, o que permite segmentar o público. Também pode ser estudado porquê a metodologia de construção do buyer persona. Assim, será capaz de direcioná-lo ao objetivo por meio de:

  • Geografia
  • Demografia
  • Segmentação social
  • O comportamento ou momento

Pesquisa de concorrentes

Outro destaque de um estudo de mercado é saber detalhadamente a concorrência. Você pode aprender muito com seus sucessos e erros. Se estão onde estão, é porque seguiram alguns passos.

A primeira coisa é saber o que outras empresas ou profissionais oferecem produtos ou serviços semelhantes. Queremos explorar a partir deles: 

  • Seus processos de trabalho;
  • Observar seus pontos fortes e fracos;
  • Seu atendimento ao cliente (podemos até fingir que somos um);
  • Benefícios ou vantagens do seu resultado / serviço;
  • Examinar as chaves que o levaram a estar onde está. 

Ao explorar muito os resultados, seremos capazes de instituir o que não funciona ou o que funciona. 

Verificar as regulações existentes no mercado

Todo projeto deve ter aconselhamento jurídico adequado e deve ser enquadrado na legislação e regulamentos da superfície geográfica que pretende resguardar.

O ignorância da lei não o isenta dela, portanto, se você não tiver certeza, nesta lanço é melhor consultar um profissional ou escritório. 

Técnicas para coletar e processar todas as informações

É útil selecionar as técnicas de estudo apropriadas para os dados. Em princípio, podem ser de dois tipos: qualitativos e quantitativos.

Se você precisa de técnicas qualitativas, é porque precisa saber as qualidades, opiniões ou atitudes dos consumidores em relação ao seu resultado. Ou seja, são julgamentos de valor, não quantificáveis. Por exemplo, quais seriam as conclusões por meio de discussão ou entrevista (pessoal ou em grupo).

No caso de técnicas quantitativas, dados mensuráveis ​​devem ser submetidos a estudo estatístico. Podem ser formulários ou questionários desenhados especificamente para solicitar uma avaliação em forma de graduação, e assim transformar uma opinião qualitativa em um número que nos permite processá-la de forma massiva e automatizada.

Examinar todas as informações obtidas

Depois de escolher a técnica de estudo ideal, é hora de colocá-la em prática. Para isso, a cobrança pode ser feita por meio da internet, órgãos governamentais, consumidores potenciais ou concorrência. Uma vez obtido, é necessário organizá-lo para processá-lo de forma congruente e assim tirar conclusões.

Relatório final e inclusão do estudo no projecto de negócios

Qual é a estrutura de um estudo de mercado? Dependendo dos objetivos definidos, a estrutura pode ser um tanto assim: 

  • Em um primeiro ponto, apresentar as necessidades para realizar o estudo;
  • Expôr as várias fontes de informação, necessárias para completá-lo;
  • Explicar porquê os dados coletados foram processados;
  • Processar os dados e exprimir um relatório final.

Mal o estudo for concluído, seus resultados podem fornecer orientações sobre:

  • Setores de mercado para fazer o investimento
  • Falhas de mercado
  • Oportunidades de negócio
  • A operação dos negócios da concorrência

Aliás:

  • Conhecerá melhor o target ou público-alvo
  • Saberá em primeira mão a opinião de consumidores em potencial
  • Poderá descartar aspectos de risco no resultado / serviço

Poderíamos até posicionar o resultado / serviço de cada concorrente no que é sabido porquê Matriz BCG (ou Matriz de Desenvolvimento).

Quanto custa?

Obter um dispêndio aproximado pode ser muito indefinível. Cada estudo de mercado requer diferentes objetivos e técnicas específicas para obter dados.

Se, por exemplo, fazemos ligações ou 300 questionários de rua, tudo isso implica um dispêndio de realização além do planejamento, da estudo de dados.

Embora seja verdade que podemos usar técnicas porquê formulários online e e-mail marketing para bases de clientes ou partes interessadas, que permitem que uma pesquisa seja realizada de forma relativamente barata, normalmente quanto mais dados queremos ter e de melhor qualidade, mais investimento ao coletá-los teremos que fazer.

Gostou deste item? Se você quer aprender sobre gestão e estratégia do dedo, conheça o MBA em Marketing Digital onde aprenderá sobre marketing estratégico e de resultado, relacionamento e marketing de clientes até as mais modernas metodologias de Marketing Do dedo, SEO, SEM e Redes Sociais.

MBA em Marketing Do dedo

Aprenda sobre estratégia e gestão do dedo para lançar produtos com maiores chances de sucesso.

Quero conhecer!

Compartilhe e comente levante post!

Arthur Paredes

Compartilhe agora mesmo:

Guia Definitivo Para Criar Um Negócio On-line [E-book Gratuito]

Aprenda a trabalhar como afiliado e ganhe muito $

Quero Meu E-book [Gratuito]
Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

QUER APRENDER A GANHAR DINHEIRO SEM SAIR DE CASA?

Acesse o curso clicando no botão ao lado