Ao planejar um novo ano ou lançar um novo resultado ou serviço, um dos principais desafios é saber definir um bom projecto de marketing, objetivos e estratégias para executá-lo. Para isso, a maneira mais generalidade e usada para quem se dedica ao Marketing são as “Metas Smart”.
A definição foi cunhada por George T. Doran, o pai desta teoria com a famosa publicação: “Há uma maneira inteligente de redigir as metas e os objetivos da gestão”. Nesta publicação, Doran explicou detalhadamente a teoria de que todos os objetivos devem seguir os critérios da {sigla} S.M.A.R.T.
Você pode se interessar por: MBA em Digital Business
Porquê estruturar um projecto de marketing
O projecto de Marketing Do dedo é um relatório muito elaborado no qual especificamos os objetivos a serem alcançados, muito porquê as estratégias e táticas que usaremos para alcançá-los. É de vital valia que oriente documento seja devidamente planejado e seja resultado de uma pesquisa minuciosa.
A capacidade de desenvolver um bom Projecto de Marketing é muito importante e não é tão complicada se você souber seguir muito os passos.
- Missão, Visão, PTM.
- Estudo Estratégica.
- Interno: SWOT, CAME, VRIO.
- Extrínseco: 5PP, PESTEL.
- Definição de Objetivos.
- Estratégias e Marketing Mix: 4P do Mix de Marketing.
- Inbound Marketing.
- Outbound Marketing.
- Táticas ou ações para executar as estratégias e inferir os objetivos.
- Cronograma de realização: táticas e ações.
- Orçamento de Despesas de Marketing.
Porquê estruturar um projecto de marketing de produtos
- Posicionamento.
- Proposta de Valor: Proposta de Vendas Única.
- Diferenciação.
- Segmentos de clientes.
- Relacionamentos e Canais: GotoMarket.
- Estrutura de Custos.
- Receita.
- Alianças estratégicas.
- Principais Atividades e Recursos.
- PSFit, PMFit BMFit.
Uma das coisas mais difíceis para os profissionais de marketing é entender o que é um objetivo e defini-lo muito. Esta será a chave para que todo o seu projecto de marketing dê notório.
O que significa a {sigla} SMART?
- SPECIFIC (ESPECÍFICO): DEVE SER UM OBJETIVO ESPECÍFICO, SIMPLES E CONCRETO.
- MEASURABLE (MENSURÁVEL): DEVE TER UM INDICADOR E QUANTIDADE QUANTIFICÁVEIS.
- ATTAINABLE (ATINGÍVEL): DEFINA OBJETIVOS ATINGÍVEIS.
- REALISTIC (REALÍSTICO): DEVE SER FÁCIL REALIZAR COM OS RECURSOS QUE ESTÃO DISPONÍVEIS.
- TIME-RELATED (TEMPO/DURAÇÃO): VOCÊ DEVE ESPECIFICAR UM PRAZO PARA A REALIZAÇÃO.
Atualmente, muitos profissionais definem os objetivos do projecto de marketing seguindo esses critérios, uma vez que, dessa forma, todo o processo e a realização de um objetivo ficam muito claros, sem deixar incerteza para sua correta realização. Também é muito utilizado porque os objetivos SMART podem ser escritos por pessoas sem conhecimento ou treinamento prévio.
Porquê elaborar metas SMART
Para elaborar corretamente uma meta SMART no projecto de marketing ou projecto de resultado, é preciso levar em conta os seguintes pontos:
- Estar de convenção com a {sigla} S.M.A.R.T.
- Ser simples e objetivo.
- Informar a cada membro do processo o trabalho a ser executado.
Passos para elaborar metas SMART
1. Esclareça e simplifique seus objetivos SMART
Metas às vezes tendem a ser confusas. Cada um dos objetivos deve ser resumido a tal ponto que possa ser escrito em duas frases. Nessas frases os pontos devem ser esclarecidos: S – Específico, M – Mensurável, A – Atingível, R – Realístico e T- Duração.
2. Organize e classifique suas metas SMART
Na geração de um objetivo de projecto de marketing é importante organizar e deixar muito evidente cada um deles: número de visitas na Web, propagação de potenciais clientes, vendas, aumento da marca no Instagram, etc.
3. Marque uma figura específica para cada objetivo SMART
O mais indicado é produzir uma planilha (ou Excel) e fazer uma tábua (exemplo aquém) onde você pode marcar os números de cada objetivo e atualizar esses dados frequentemente: 1/4 ou 1/6 da duração do objetivo. Por exemplo:
OBJETIVO | ESTIMATIVA | FIGURA ATUAL |
Visitas na Web | 10.000 | 8.500 |
Vendas Nº. | 20 | 5 |
No caso de ser um projeto já avançado será fácil fazer uma estimativa desses números tornando-os reais. No caso de um novo projeto que não haja dados anteriores será difícil marcar esses objetivos SMART, portanto você deve ter uma referência real porquê:
- Saiba os números da sua concorrência.
- Faça pequenos testes e obtenha seus próprios resultados.
4. Selecione um prazo
Ao estabelecer uma data, a meta deixa de ser mental e se torna real, tornando-se um envolvente mais hostil que produzirá um trabalho uniforme e buscará a conquista do objetivo.
Pergunte a si mesmo: você será capaz de realizar? Você terá que produzir um compromisso com o prazo, mas ao mesmo tempo terá que ser realista. De quanto tempo você dispõe? Que recursos você tem para executar o prazo?
5. Não será somente flores, haverá pedras no caminho
O tempo de cada objetivo é sempre estimado ao longo do caminho. Mas surgirão inconvenientes que nos farão atrasar a entrega. Devemos nos antecipar, prever possíveis imprevistos, e definir objetivos e prazos reais.
Definir objetivos SMART em nosso projecto de marketing garante um bom procedimento para alcançá-los, embora não sejam uma garantia de sucesso. Mas, se seguirmos os critérios estabelecidos, podemos ter mais chances de sucesso.
Se você gostou do cláusula deixe-nos um glosa e compartilhe-o com seus amigos. Se ficou com interesse em saber mais sobre gestão de negócios, você pode estar interessado no nosso MBA em Digital Business, o mais completo do mercado.
MBA em Do dedo Business
Use as melhores estratégias e entenda as ferramentas para a construção do seu projecto de marketing em negócios digitais!
Deixe um comentário