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Gamificação: o que é gamificação e uma vez que funciona

Tempo de leitura: 9 min

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 30/01/2023

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“Gamificação é sobre fazer videogames” é uma frase totalmente imprecisa e limita o verdadeiro e incrível poder que a gamificação oferece. E o melhor de tudo, podemos gamificar quase tudo: processos, experiências educativas, uma estratégia de marketing ou até mesmo uma rotina de ateneu. Neste post vamos falar sobre o que é gamificação e uma vez que ela funciona, mas também vamos diferenciá-la dos “Jogos Sérios” e vamos falar sobre o “ABV” ou Video Game-Based Learning. Quer entender conosco? Vamos lá!

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O que é Gamificação, Gamification ou Ludificação?

A definição formal de Gamificação é “o uso de elementos típicos de jogos, uma vez que pontuação, competição com outros usuários e muito mais”. Em origem, a gamificação é sobre extrair a mecânica do jogo (o que o torna “viciante”) e levá-la para outras experiências.

Por que gamificamos portanto? Porque nos permite motivar, gerar concentração, lealdade e gerar outros valores positivos do jogo. É usado uma vez que uma técnica de marketing de resultado para incentivar o engajamento com um resultado ou serviço.

Em resumo, trata-se de usar mecânica de jogos e design de experiência para motivar e engajar digitalmente as pessoas para conseguir seus objetivos.

A gamificação também tem sido integrada às estratégias de marketing desde o início, embora a popularidade deste termo seja moderadamente recente. Um grande exemplo são os sorteios e a tokenização.

No caso de sorteios, temos um ciclo de investimento de recompensa claramente definido para a variável de ação de gatilho que nos permite incentivar as pessoas a compartilhar conteúdos previamente projetados por nós em suas redes sociais pessoais.


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A tokenização pode ser claramente vista uma vez que técnicas de fidelização do cliente por pontos (assim uma vez que as grandes companhias aéreas ou os cartões do tipo “viagem”). O uso de recompensas variáveis para aglomerar pontos permite gerar uma rotina que eventualmente se tornará um hábito que constrói clientes recorrentes e leais a uma marca.

Imagine uma cafeteria onde você pode doar 1 moca para cada 9 que foram comprados anteriormente. Essa é uma recompensa simples que permite que você gamifique sua experiência de compra e melhore a lealdade de seus clientes.

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Esta é uma grande oportunidade para interagir com diferentes públicos-alvo e forjar um relacionamento e erigir lealdade de marca a longo prazo.

Vantagens da gamificação

Gamificação é a variação que utilizamos do termo anglo-saxão Gamification ,que também se traduz uma vez que Ludificação.

É um simulador. Você realiza várias ações: você pratica “hard skills”, você aprende a usar uma utensílio ou um veículo, você testa um algoritmo e também um conjunto de comportamentos coordenados que levam a uma ação. Portanto, use “alguma coisa” em um envolvente de teste e de forma controlada.

Um jogo aplicado não é o mesmo. É um desenvolvimento específico que tem elementos de jogo (não uma vez que o simulador) que permitem motivação para subscrever o aprendizagem e também para o “engajamento”.

Outrossim, “soft skills” são explicitamente colocadas em prática. Por exemplo, trabalho em equipe, visão global e holística ou pensamento estratégico, atenção à variação, gestão da frustração e estresse, originalidade, etc.

No aprendizagem fundamentado em jogos fazemos alguma coisa semelhante ao supra, mas em vez de desenvolver um resultado único e específico, usamos um jogo ou videogame existente para aprender veicularmente.

A gamificação está sendo aplicada em cada vez mais setores. O inbound marketing é geralmente o mais geral e útil se o que queremos é conseguir maior engajamento e envolvimento dos usuários.

Qual é o objetivo da gamificação?

Não há incerteza de que jogando Monopoly podemos aprender a diferenciar entre uma operação estratégica ou uma decisão tática, ou que jogando Pictionary colocamos em prática o confronto de novas situações da originalidade. E também que Fortnite trabalha em equipe, e processando muitos sinais em tempo real, você pratica a visão global e holística.

Portanto, gamificação, o que é isso? Talvez valha a pena falar sobre Design Motivacional e imaginar que a gamificação é acompanhada de boas narrativas que são transmídias porque ocorrem em diversas mídias. Esse design motivacional abrange todas as iniciativas anteriores. Em suma, procura um incremento de conhecimento e habilidades, aprendizagem específico, motivação poderosa e mudança de comportamento. Tudo isso graças a uma experiência memorável.

Seja através de “advergames”, que são jogos publicitários, “exergames” no esporte e fisioterapia, “jogos pela saúde” em saúde, “edugames” em instrução, “jogos de notícia” e, sem incerteza, campanhas de gamificação em recursos humanos e marketing ou para projetos ociosos em entretenimento e turismo. É tudo sobre design motivacional.

Proporcionar autonomia aos nossos usuários, clientes, pacientes, estudantes, trabalhadores ou colaboradores para que eles deem suas próprias decisões e não se sintam obrigados. Oferecer-lhes um bom controle da experiência em que seu nível de dificuldade é perfeitamente ajustado ao de sua destreza. Autonomia e controle é o que bons jogos oferecem. Bons videogames. E experiências memoráveis.

Porquê funciona a Gamificação?

Certamente você pensa em uma vez que você pode ter sobrevivido sem gamificar por tanto tempo ou sem oferecer aos seus usuários a ração de autonomia que eles precisam para poder empreender qualquer ação a partir de sua decisão e graças a uma ampla gama de possibilidades e, portanto, fugir da obrigação. Se você for forçado, não está mais jogando.

Porquê sobreviver sem oferecer experiências que são controladas por aqueles que gostam delas e, assim, fazê-las fluir.

Sem oferecer experiências em que as motivações intrínsecas prevalecem, e não tanto extrínsecas, são mais uma vez que troféus e prêmios.

Tipos de experiências de gamificação

É necessário oferecer experiências em que o importante é não chegar em um ranking ou aglomerar centenas de milhares de pontos, mas gozar:

  1. Use todos os sentidos e que tocar, ver e ouvir é sempre melhor do que ver sozinho, por exemplo;
  2. Forneça uma história aos ouvidos dos outros e reviva enquanto eu a história ou também ouça-a de outra pessoa. Uma história significa uma experiência e delas emergem os aprendizados;
  3. A submersão que ocorre quando se esquece “do lado de fora” de se refugiar no “interno” porque ele está vivendo uma experiência intensa. É mal é quando lemos um livro à noite e não podemos desligar a luz por desculpa do quão interessante é!
  4. Personalização e liberdade de frase. Da mesma forma que selecionamos as roupas que usamos ou o penteado que queremos usar hoje, devemos poder escolher a experiência para gozar em termos de seu formato e estética.
  5. O duelo é que “minha teoria” é que, na verdade, não há preguiça, mas pessoas desdenhosas que não fazem o que realmente querem e, portanto, fogem do seu dia a dia. Passar em um teste nos permite medir-nos e crescer em todos os tipos de habilidades porque nós fazemos. Não dizemos e pensamos.
  6. Surpresa e invenção. Preferimos que eles não nos contem tudo e que nos deixem procurar e explorar para encontrae à nossa vontade!
  7. E a comunidade, o grupo, a tribo urbana e nossa visibilidade em todos eles e é importante sentir que nossa opinião é relevante para os outros porque nos torna visíveis e nos dá o status que sentimos uma vez que a melhor recompensa.

Dicas para a emprego da Gamificação

Vendo esses prazeres que toda experiência memorável deve oferecer, talvez entendamos melhor o que o design motivacional em universal e a gamificação em privado podem nos oferecer: experiências nas quais as alternativas para escolher são multiplicadas.

Crie uma história relevante

Você não pode projetar uma experiência memorável que visa melhorar habilidades e convocar mudanças de comportamento relacionadas a um tratamento de saúde ou qualquer aprendizagem em um contexto educacional ou que o conecte a uma oferta turística dissemelhante se não for escoltado de uma história relevante que nos faça entender o porquê. Se não for motivado e medido ao mesmo tempo, sabendo o que está acontecendo e tomar decisões se tudo isso não for harmonizado com uma estética adequada ao “intuito” e às plataformas, digitais ou analógicas, adequadas a ela.

Uma boa narrativa e estética

Cerque-se de pessoas que conhecem as ciências que você não domina porque você não será capaz de fazer tudo. A gamificação deve ser acompanhada pela narrativa e também pela estética, usabilidade e teor. Tudo isso operando em um conjunto de plataformas Transmídia. Trata-se, portanto, de uma ciência que atua com base na multidisciplinaridade e que requer cocriação e participação permanente por diferentes funções e perfis de conhecimento.

Autonomia

Por outro lado, não esqueçamos que autonomia e controle são os pilares de qualquer bom jogo que se respeite e também regras claras e justas. Sem eles, seria mais um brinquedo. Bom por um tempo, mas zero mais.

Se a atividade já está sendo realizada pelos usuários, gamificá-la pode reunir valor ao momento. Se pelo contrário você está tentando metamorfosear visitantes e ter um comportamento específico, você precisará ter certeza de que o processo de gamificação é fácil para eles aceitarem.

Seja evidente sobre o incentivo que você oferece

Para que a estratégia seja um sucesso, deve possuir uma razão válida e significativa para introduzir a gamificação. Também um incentivo para motivar os usuários. Isso pode variar desde recompensar pessoas com melhor status, com chegada a novos conteúdos ou oferecer produtos gratuitos. Ou seja, devemos ser claros sobre uma vez que pretendemos motivar o público antes de realizar uma técnica motivacional.

Contexto

Se você quiser usar a gamificação uma vez que uma utensílio de recursos humanos, por exemplo, você precisará ter certeza de que a tecnologia é alcançável a todos uma vez que um serviço web e não somente uma vez que um aplicativo. Se o seu público-alvo já estiver usando um dispositivo específico, você precisará desenvolver uma solução em torno de suas opções de tecnologia. Ou seja, certifique-se de que o público está na plataforma certa.

Objetivos

Porquê qualquer estratégia, antes de implementá-la, temos que estabelecer um objetivo de pequeno ou longo prazo. Doar produtos gratuitos geralmente funciona e teremos lucro rapidamente, mas outros incentivos uma vez que fornecer chegada a teor individual podem gerar mais lealdade a longo prazo.

Gostou da minha explicação? Deixe-nos um observação e compartilhe!

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Arthur Paredes

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