Empresas uma vez que a Google Ventures, já perceberam o impacto que o design pode ter nos seus projetos. E esta empresa, em 2010, decidiu desenvolver o Design Sprint, um método que permitia às organizações em poucos dias responder aos problemas comerciais através do design. Quer saber o que é Design Sprint e uma vez que funciona? Neste item contamos todos os detalhes, continue lendo!
Pode lhe interessar: Pós-graduação em Agile Project Management
O que é Design Sprint?
Um dos principais objetivos das empresas de hoje com o surgimento de novas tecnologias é melhorar a experiência do usuário. Esta tem sido a desculpa que as empresas têm visto modificar a sua forma de abordar os seus potenciais clientes e tiveram que procurar novos métodos e técnicas para estabelecer uma relação entre empresa e cliente. E é cá que perceberam que o design desempenha um papel fundamental nas estratégias de negócios.
Nesse sentido, o Design Sprint é descrito uma vez que um processo de cinco dias com o objetivo de responder às questões críticas de um negócio por meio de design, prototipagem e testes com clientes.
O Design Sprint interliga as partes essenciais de uma empresa: estratégia empresarial, ciência do comportamento, gestão de processos, design thinking, entre outros. É um processo que dura 5 dias e 40 horas. Permite açodar e simplificar o processo de design de um resultado através de workshops de cocriação.
Portanto, é uma utensílio que nos ajuda a medir a viabilidade de um projeto respondendo a diversas perguntas ou dúvidas. Esses projetos podem ser a primeira versão de um aplicativo traste, novas funcionalidades de um resultado existente ou definição de estratégias de marketing, entre muitos outros.
O Design Sprint foi desenvolvido dentro do Google para alinhar as diferentes equipes sob uma visão compartilhada, com objetivos e projetos totalmente definidos. Essa metodologia se tornou popular com o livro “Sprint” de Jake Knapp e agora está sendo adotada por empresas grandes e pequenas em todo o mundo, independentemente do setor.
Porquê funciona o Design Sprint?
Para o desenvolvimento de um Design Sprint perfeito é importante ter a equipe certa, para além de ter uma variedade de pontos de vista, pois desta forma poderemos chegar rapidamente a uma solução eficiente. Ou por outra, antes de iniciar é recomendável selecionar um repto para resolvê-lo, ter o equipamento e espaço adequados e destinar o tempo combinado exclusivamente ao processo.
Uma vez escolhida a equipe, podemos iniciar todo o processo, que será dividido em 5 dias. Cá está um esboço de uma vez que deve ser desenvolvido, junto com sua explicação:
- Segunda–feira: Uma meta realista é definida.
- Terça–feira: São geradas ideias e definidos os usuários com os quais a solução será testada.
- Quarta–feira: As ideias são selecionadas.
- Quinta–feira: as ideias são prototipadas.
- Sexta–feira: As soluções são testadas com o público-alvo.
1. Segunda-feira
Segunda-feira é o primeiro dia de abordagem. Nesse caso, fica determinado o repto a ser trabalhado. É o momento de cada membro da equipe compartilhar seus conhecimentos, expor os desafios e escolher um objetivo a desenvolver durante o resto da semana. Porquê esta é a tempo inicial do processo, algumas das perguntas que teremos que nos fazer são:
- Por que estamos fazendo levante projeto?
- Onde queremos estar em um ano?
- Quais são os nossos pontos fortes?
- E nossas fraquezas?
Entre muitos outros que podem desabrochar para nós. Ou por outra, também será necessário fazer uma lista de clientes em potencial e ver uma vez que eles estão interagindo com nossos produtos ou serviços.
2. Terça-feira
É hora de contribuir ou buscar soluções para satisfazer o objetivo ou objetivos traçados no dia anterior. Para fazer isso, podem ser analisadas outras soluções que funcionaram em outras empresas e partilhar as tarefas entre as equipes. Também é provável principiar a recrutar seus clientes-alvo para o teste de usuário na sexta-feira.
3. Quarta-feira
No terceiro dia do projeto, as soluções propostas na terça-feira são analisadas para ver quais terão as melhores chances de atingir a meta de longo prazo. É recomendável fazer um diagrama passo a passo ou storyboard para fazer o protótipo.
4. Quinta-feira
Chegou o dia de produzir os protótipos combinados, ou seja, gerar apps falsos ou templates web, sempre voltados exclusivamente para os usuários, mas não se preocupe, ainda não estamos falando em produzir produtos reais. Para isso, é importante dividirmos o storyboard em cenas menores e distribuí-lo de convénio com as habilidades de cada membro da equipe. É importante que na quinta-feira tudo esteja pronto para a prova da sexta-feira.
5. Sexta-feira
Quinto dia, sexta-feira é a hora de testar o protótipo com os usuários e coletar suas respostas. O ideal seria racontar com dois locais. Por exemplo, em uma sala serão realizadas as reuniões e na outra a equipe poderá observar a um vídeo das entrevistas em tempo real. É recomendável que o número de visitas não seja subordinado a 5, a término de encontrar padrões nas respostas. Uma vez obtidos os resultados, eles serão anotados, divididos em positivos ou negativos e posteriormente comparados para podermos sentenciar a viabilidade deste.
Portanto, levante método, fundamentado em exclusivamente cinco dias, permitirá medir a viabilidade de um negócio, de forma que ele alcance experiências reais do usuário.
Benefícios do Design Sprint
Porquê comentamos anteriormente, o Design Sprint é uma metodologia que ajuda as diferentes equipes a trabalharem juntas para resolver um problema específico. Ou por outra, trata-se de fornecer soluções que serão testadas no porvir com os usuários.
Por outro lado, é uma metodologia que ajuda a agilizar a tomada de decisões e, ao mesmo tempo, reduz o risco dos projetos. Com o Design Sprint obtêm-se resultados concretos e mensuráveis que ajudam a validar o noção, pois é testado com utilizadores reais. Ou por outra, os riscos também são minimizados e funcionalidades ou recursos desnecessários não são desenvolvidos e o retorno sobre o investimento (ROI) é maximizado.
Mas não só isso, entre os benefícios desta metodologia estão também os seguintes:
- A equipe consegue fazer o trabalho de meses em exclusivamente uma semana
- Reduz os riscos antes de investir tempo e verba em uma teoria
- Recebe opiniões de usuários reais
- Promove uma cultura de inovação na empresa
- Ganha direção e velocidade no projeto
Google Sprint para o desenvolvimento de novas metodologias de negócios
Outro objetivo apresentado pelo Design Sprint é mudar a metodologia das empresas frente aos processos de lançamento de produtos ou negócios. Em outras palavras, o que se pretende é gerar inovação por meio de dois elementos-chave:
- Uma equipe que sabe trabalhar em conjunto e tem a mesma visão
- Um pensamento totalmente centrado no usuário
A teoria de envolver uma equipe completa de tão diversas áreas num mesmo projeto, visa mostrar às empresas que o realizam novos hábitos de trabalho em que o design é o seu eixo principal e o utilizador o seu único foco.
Portanto, o Design Sprint nos ajudará a medir a viabilidade do nosso negócio em um período de cinco dias, para estabelecer se nossa empresa será um sucesso totalidade para os clientes, ou pelo contrário se necessita de melhorias para evitar que morra de sucesso. Por isso, a melhor maneira de fazer isso é, sem incerteza, melhorando a experiência do usuário.
O que você acha deste item sobre o que é Design Sprint? Deixe seus comentários e compartilhe!
Gerenciar projetos de forma expedito se tornou um processo fundamental para muitas empresas. Se você tem interesse em fazer segmento deste setor, pode se formar com a Pós-graduação em Agile Project Management onde aprenderá tudo que precisa para ser um gestor de projetos ágeis. Esperamos por você!
Pós-graduação em Agile Project Management
Gerencie projetos com as metodologias ágeis mais procuradas pelas empresas
Deixe um comentário