Neste cláusula, você vai entender por que as 5 vantagens do marketing do dedo o coloca na frente das principais estratégias de marketing das empresas.
A Internet revolucionou e continua mudando a maneira de as pessoas e marcas se comunicarem e marketing é notícia.
Nesse cenário de mudanças constantes, a prontidão e urgência de respostas e adaptação às mudanças são essenciais.
As 5 vantagens do marketing do dedo dão a ele a capacidade de reagir às mudanças de forma mais hábil. Vamos conhecê-las.
Experiência do Cliente
A proximidade que o envolvente do dedo proporciona entre os clientes e as marcas elevou o poder do cliente significativamente.
Os potenciais clientes interagem ativamente com as marcas por meio dos canais digitais, principalmente as redes sociais.
Eles pedem explicações, comparam experiências, falam de suas expectativas e necessidades, dão sugestões e opiniões. Tudo em tempo real.
No marketing tradicional, ao contrário, isso não era provável.
Porém, desvelo para não transformar uma vantagem em desvantagem.
Tenha em mente que a experiência do cliente começa muito antes da decisão de compra.
Ela se inicia no primeiro contato com a marca, quando talvez o cliente ainda nem saiba que precisa ou deseja o resultado.
E ela só termina…
… Muito, eu poderia proferir que é no pós venda, mas lembre-se que um dos objetivos do marketing do dedo é fabricar um relacionamento com o cliente.
Dessa forma, todos os pontos de contato dele com a marca têm que lhe proporcionar a melhor experiência.
Enfim, você quer que ele se interesse e compre outras soluções da sua esteira de produtos, manifesto?
O que é uma esteira de produtos? É você ter produtos ou serviços relacionados, complementares ou superiores/inferiores ao resultado e serviço já adquiridos.
Vamos ver uma vez que ter uma esteira de produtos pode ajudá-lo no aumento das vendas e na quebra de objeções.
Venda cruzada, venda suplementareu e Down-sell
Até chegar à decisão de compra, o cliente passou por todas as etapas de compra e muito fatores influenciaram nessa decisão.
Durante essa jornada, algumas estratégias para o prolongamento das vendas ou para não perdê-las e que podem melhorar a experiência do cliente são o cross-sell, o up-sell e o down-sell.
Por exemplo, imagine a jornada de compra de um smartphone e veja uma vez que pode ser a emprego de cada uma dessas estratégias:
Venda cruzada
- É fazer com que o cliente também compre um resultado inferior ou complementar e, consequentemente, aumentar o seu ticket médio.
- Ofertar uma toga de celular, uma película protetora de tela ou uma garantia estendida são exemplos dessa estratégia.
upsell
- O up-sell é uma estratégia para incentivar o cliente a comprar uma versão superior e mais completa do resultado originalmente solicitado.
- Ofertar o último lançamento de uma risca de smartphone demonstrando as vantagens sobre o protótipo solicitado. Além do valor da venda ser maior, essa estratégia pode melhorar a experiência do cliente.
vender para reles
Nos exemplos supra, o cliente já decidiu comprar o smartphone originalmente escolhido, ele até pode recusar as ofertas de cross-sell ou up-sell que a venda está garantida.
Se o cliente ainda estiver indeciso e o preço for a principal objeção para a decisão de compra, neste caso, uma estratégia é fazer uma oferta de down-sell.
- É ofertar um resultado similar ao do resultado desejado, porém de preço subordinado.
- O cliente foi até a página de check-out e desistiu da compra do protótipo top. Você pode ofertar um smartphone mais barato e que pode atender as necessidades do cliente.
Valor vitalício
A experiência do cliente, do topo do funil até a decisão de compra, será um fator decisivo para que as venda cross-sell, up-sell e down-sell, sejam muito sucedidas.
Uma boa experiência de compra do cliente vai levá-lo a se lembrar da sua marca e, possivelmente, realizar compras futuras e aumentar o LTV. do cliente.
O LTV (Lifetime Value) é um indicador que projeta o valor totalidade de receita gerado por um cliente ao longo do seu relacionamento com a marca.
Dispêndio-benefício
Uma das formas de notícia mais utilizadas pelo marketing tradicional é a propaganda em mídias uma vez que panfletos, jornais impressos, outdoors, rádio e TV.
Todas elas com restrição geográfica, sem segmentação de público cândido e as com um melhor alcance, uma vez que rádio e TV, muito caras.
A Internet democratizou o chegada a ferramentas de promoção e divulgação, antes, restritas a quem tinha orçamentos parrudos.
Com isso, o marketing do dedo ficou atingível, o pequeno e médio empreendedor e, principalmente, o empreendedor individual, puderam entrar no jogo.
Junto com a queda dos preços, o marketing do dedo trouxe outro mercê, a segmentação das campanhas, para atingir somente o público que realmente interessa para o seu negócio.
Alcance
Campanhas de marketing tradicional que usam, panfletos, folders, banners e outdoors têm alcance geográfico restringido.
Publicidade no rádio e na TV melhoram bastante o alcance, porém, uma vez que dito supra, com um dispêndio muito eminente.
Com a internet, acabaram os limites geográficos. Uma campanha de marketing do dedo consegue atingir pessoas que dificilmente seriam alcançadas por meio do marketing tradicional.
Em qualquer lugar do mundo e a qualquer tempo, de forma mais simples e barata.
Estudo de dados
Essa é uma das principais vantagens do marketing do dedo. Era muito difícil medir a efetividade das campanhas e dos veículos de divulgação na estação pré-internet.
Ou seja, não havia métodos e dados confiáveis para saber por meio de qual ação de marketing os clientes eram prospectados (jornal, revista, tv, rádio, etc.).
Com o marketing do dedo, é provável mapear, com dados precisos, toda a jornada do cliente até o nosso resultado.
Com essas informações, é provável examinar a efetividade de cada ação, dessa forma é provável fazer ajustes orçamentários ou de teor, de maneira hábil e certeira.
Definitivamente, isso faz toda da diferença e pode instaurar a sobrevivência de um empreendimento.
Segmentação
De zero vai antecipar ter o alcance global de pessoas se as ações de marketing não forem direcionadas.
O marketing do dedo permite segmentar cada vez mais e atingir públicos muito específicos, porém, sem um direcionamento, as ações estão condenadas ao fracasso.
Quanto mais focado for o direcionamento das ações de marketing para atrair as pessoas com o perfil ideal de cliente para o seu resultado, maiores serão as chances de conversão.
Os erros mais comuns no marketing do dedo
As 5 vantagens do marketing do dedo, uma vez que vimos, fazem diferença.
No entanto, para perceber o supremo dos seus benefícios, é preciso atenção para não perder foco e descurar do seu projeto.
Será que você está fazendo tudo manifesto? Confira o checklist dos erros mais comuns cometidos pelos afiliados:
- Desconhecer a sua persona;
- Não definir uma estratégia e focar nela (permanecer pulando de galho em galho);
- Não definir metas (objetivo, valor e prazo);
- Deixar de escoltar e examinar as métricas;
- Não ter consistência nas ações;
- Deixar seus canais de notícia desatualizados (blog, youtube, Instagram, etc.);
- Ignorar a urgência de fabricar um relacionamento com o seu cliente;
- Utilizar linguagem inadequada para se exprimir;
- Ter um site pesado que vagar para carregar;
- Não se preocupar em educar o seu lead;
- Não variar o formato dos conteúdos.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.