O trabalho em equipe é a chave para o sucesso de qualquer envolvente corporativo. O esforço dos diferentes membros é bem-educado, reduzindo o tempo de ação e melhorando os resultados. Nesse sentido, as empresas precisam de líderes que saibam organizar e gerenciar o capital humano e que tenham uma visão ampla e uma mentalidade colaborativa. Por essa razão, neste cláusula explicamos quais são as habilidades de um líder. Leia agora!
Você pode estar interessado em Pós-graduação em Agile Project Management
Dez habilidades essenciais de um líder
Quer se tornar um líder? Inferior, explicamos as dez habilidades que um líder precisa para gerenciar as equipes.
1. Formar e melhorar as virtudes
Promover as virtudes e capacidades dos diferentes membros da equipe, além de cuidar de seu treinamento contínuo, é uma das características mais importantes de um bom líder. Eles devem tentar melhorar esse propagação tanto quanto verosímil com o objetivo de tornar essa pessoa mais motivada e, portanto, muito mais produtiva.
2. Tino de pertencimento
A sensação de pertencer a uma equipe ou a uma organização não só melhora o envolvente de trabalho, mas também impacta positivamente as relações e impulsiona o trabalho em equipe. Outrossim, também afeta a motivação dos membros, sua retenção, seu comprometimento e desempenho.
3. Empatia
Os líderes empáticos têm a urgência de entender e valorizar o ponto de vista da equipe. Eles aceitam opiniões sem julgá-las, mesmo que não as compartilhem, e levam seus sentimentos em conta. Isso constrói crédito na equipe e cria um envolvente de trabalho mais colaborativo. Outrossim, o mais importante, estabelece as bases para o sucesso dos funcionários.
4. Capacidade de solução
Um bom líder também deve se primar por sua decisão. Você tem que ter as habilidades necessárias para resolver os problemas que podem surgir dentro da organização. Deve ser firme na tomada de decisões e se destaca pela regra e bom humor.
5. Liderança situacional
Toda equipe de trabalho precisa de um líder que os guie no caminho para obter os objetivos, mas também quem sabe se adequar dependendo da situação. Ou seja, não há arquétipo de líder, isso terá que agir de convenção com o que a empresa precisa, de mais diplomático para mais dominador. Tem que ser maleável.
6. Envolver a equipe na tomada de decisões
A tomada de decisão definirá o sucesso ou o fracasso de qualquer organização. Os responsáveis não precisam ser infalíveis. A participação dos funcionários na tomada de decisões pode melhorar a qualidade e a corroboração das decisões. Outrossim, promove a motivação e autoestima dos trabalhadores e melhora as relações interpessoais.
7. Organização
Estrutura e ordem são habilidades que qualquer líder deve dominar. Isso ajudará na proatividade, na priorização de tarefas e, sobretudo, na identificação das que podem ser delegadas. Uma organização ruim na gestão de uma equipe pode ter consequências muito negativas, os colaboradores sentirão a falta de informação e ineficiência por segmento de seu líder, o que resultará em falta de motivação.
8. Foco em objetivos
Estabelecer metas, seja semanal, mensal ou anual, ajudará a equipe a saber onde vogar. Estes devem ser claros, compreensíveis e específicos para que todos coloquem o foco no mesmo ponto e vão na mesma direção. O líder deve projetá-los uma vez que uma equipe e concentrar todas as ações e esforços para cumpri-las.
9. Bom comunicante
A informação é uma habilidade fundamental para os líderes, mormente quando se trata de transmitir a estratégia e a visão da empresa. Uma boa informação interna entre o líder e os membros da equipe tem que ser clara, simples e simples. Isso evitará conflitos e problemas a mal-entendidos.
10. Responsabilidade
Um líder responsável deve perseguir seus objetivos com perseverança e cobiça, mas sempre levando em conta as consequências do processo. Eles sempre cuidam dos interesses da equipe, pois a crédito foi colocada neles e será a única a enfrentar qualquer problema que surja. Um líder comprometido levará qualquer projeto adiante com paixão.
“A liderança é a peça-chave para a sobrevivência de qualquer empresa”, explica Óscar Fuente, Diretor e Fundador do IEBS. “Quanto mais pessoas se comprometerem com a realização de uma atividade ou com a implantação de um projeto, melhores são os resultados e maior o impacto. Um líder deve comprar ou desenvolver um conjunto de habilidades que ajudem a orientar os membros da equipe para obter os objetivos”, acrescenta.
O que achou deste cláusula sobre as habilidades que precisa para ser um bom líder? Deixe seus comentários e compartilhe!
Porquê líderes, vocês têm que saber uma vez que passar da individualidade para a participação conjunta e a tomada de decisões. Essa é a chave para o sucesso de empresas competitivas, proativas e inovadoras. Nesse sentido, no IEBS oferecemos o programa de Pós-graduação em Agile Project Management que te ajuda a gerar a competitividade e a produtividade, e ser mais eficiente na gestão e planificação de projetos e também de pessoas.
Pós-graduação em Agile Project Management
Explore o líder dentro de você aprenda a gerenciar não só projetos, mas uma equipe!