Cada dia mais pessoas entram na era da geração de teor, tanto para falar sobre os assuntos mais triviais quanto para continuar treinando um público perito em determinadas áreas. Muitos o fazem por meio da geração de podcasts, um dos formatos mais populares e modernos da atualidade. Na verdade, de conformidade com o Estudo Anual de Áudio Online do IAB Espanha, 70% dos usuários da Internet já consomem áudio online diariamente. Portanto, se você quer saber tudo sobre podcasts, neste item explicamos o que é e porquê você pode fazer um. Continue lendo!
O que é um podcast?
Um podcast é um programa de rádio transmitido pela Internet. Um registo de áudio personalizável que pode ser compartilhado em sites, blogs e plataformas conhecidas porquê iTunes, Spotify ou SoundCloud. Nascente formato está arrebatando o mundo do entretenimento, pois os áudios podem ser baixados, compartilhados e fáceis de ouvir. Estamos falando de uma série de episódios de áudio, geralmente focados em um determinado tópico ou dimensão.
Muitos se perguntam se isso significa voltar ao rádio. Certamente tem a ver com reprodução de som. Porém, o podcast reúne o melhor do rádio e da internet: poder dar asas à imaginação com a novidade de que o ouvinte tem poder de decisão.
Você pode sentenciar quando ouvir, quantas vezes, repetir se quiser, pausar, voltar mais tarde ou escolher a plataforma desejada para ouvir. Muitos foram ainda mais longe e têm versões em vídeo para invadir diferentes públicos.
O podcasting surgiu da premência de produzir teor de fundo. Divirte, educa e inspira o ouvinte ao realizar atividades rotineiras. Essa premência dos usuários criou uma novidade opção e conexão entre marcas e pessoas, fazendo segmento da estratégia de marketing de muitas empresas. Ouvir com fones de ouvido gera um contato íntimo entre emissor e receptor, fazendo com que 80% dos ouvintes ouçam o incidente inteiro ou a maior segmento dele.
História do podcast
O termo podcasting foi ouvido pela primeira vez em 2004, em um item no ‘The Guardian’ escrito pelo jornalista Ben Hammersly no qual ele refletia sobre um provável boom no rádio diletante, argumentando que todos os ingredientes para seu sucesso estavam lá. Era barato, popular, dava para ouvir MP3 players, de fácil produção.
No início do novo milênio, o termo podcasting nem existia. No entanto, com o chegada de várias tecnologias, a acessibilidade do equipamento de gravação e o chegada mais rápido à Internet, juntamente com o desenvolvimento de comunidades que desejam teor especializado sob demanda, criaram um meio completamente novo.
Em 2005, grandes empresas começaram a detectar essa oportunidade. A Apple liderou o caminho com o iTunes 4.9, a primeira atualização com suporte nativo para podcast. Na verdade, também em 2005, George W. Bush se tornou o primeiro presidente a ter um exposição semanal em podcast. Curiosamente, nesse mesmo ano o termo podcast foi enunciado vocábulo do ano pelo New Oxford American Dictionary.
A popularidade do meio estava crescendo com Ricky Gervais, que estabeleceu um recorde do Guinness ao se tornar o podcast mais baixado, com zero menos do que 250 milénio downloads por incidente.
Em 2013, a demanda era inegável e a Apple anunciou que havia atingido um bilhão de assinantes de podcast.
O podcast em números
Uma vez que já explicamos, poder consumir conteúdo de áudio de forma intimista e livre tem permitido aos usuários desenvolver outras ações enquanto ouvem um podcast, ocasionando a chamada multitarefa.
Por outro lado, os produtores de teor estão aumentando a cada dia, sem que haja números exatos para calcular, embora a verdade é que temos alguns dados muito interessantes.
Por exemplo, de conformidade com o relatório espanhol de hábitos de consumo do podcast, 51% da população já ouvem podcasts e 33% afirmam serem fiéis ao formato, que ouvem com bastante frequência. Já para o público, quem mais consome são os millennials, com 40% regularmente.
Dentre os motivos alegados pelos entrevistados sobre o motivo do consumo, as opções mais escolhidas foram: que fazem para relaxar e se desconectar, se informar, e se manter atualizado sobre os temas que lhes interessam. Outros motivos citados são para aprender coisas novas, se divertir e se alongar das telas.
O relatório State of the Spanish Podcast do iVoox Observatory indica que o ouvinte hispânico do podcast passa tapume de 19 horas ouvindo por mês e opta por programas de mistério ou humor em seu smartphone.
Esse mesmo estudo revela que 55% dos ouvintes ouvem mais podcasts agora do que antes da pandemia e que estamos falando de um formato que não compreende o gênero, já que os números são semelhantes. Seu hábito de ouvir registra uma média de 4,7 episódios por semana.
Uma vez que funciona um podcast?
Graças à Internet e sua conexão instantânea, o podcast se tornou uma das mídias preferidas dos usuários. Assim porquê os blogs e as mídias sociais permitiam que quase qualquer pessoa com um computador se tornasse um repórter, o podcasting permite que qualquer pessoa atue porquê apresentador de talk show ou locutor.
O podcast combina a liberdade do blog com a tecnologia de áudio do dedo para fabricar um suprimento quase infinito de teor. Ao contrário do rádio na Internet, os usuários não precisam sintonizar uma transmissão específica. Em vez disso, eles podem encolher qualquer podcast que quiserem.
Ouvir é muito fácil. Na verdade, você só precisa de um smartphone. Provavelmente, você já tem um aplicativo de podcast integrado em seu sistema operacional. Outra opção é visitar os diretórios ou páginas web do podcast online ou da empresa que o produz, já que geralmente são gratuitos.
No que diz saudação ao gratuito, um oferecido muito interessante é o aumento do interesse dos ouvintes pelos meios de pagamento, uma vez que 68,4% da audiência pagariam para usufruir de funcionalidades avançadas e 54,6% pagariam para ter chegada a conteúdos exclusivos.
Isso está desempenado a um comportamento estendido ao resto do mundo, já que, segundo dados da Edison Research, nos Estados Unidos, 47% dos ouvintes assinam áudios pagos, mais que o duplo de 2015. As gravações são hospedadas em uma web de onde podem ser baixados e, na maior segmento, reproduzidos ao vivo.
Para que serve um podcast?
Um podcast é um método para entreter, divertir e educar. A maioria é produzida em forma de série, porquê um programa de televisão, e dividida em episódios, com a vantagem de não possuir distrações na semblante ou nas roupas dos personagens, porquê no caso em um filme. São realizados semanal, quinzenal ou mensalmente, dependendo de seu teor e interesse.
Por outro lado, essas séries são em sua maioria criadas sobre temas específicos, com episódios que os aprofundam. Às vezes, eles têm vários palestrantes e convidados, e às vezes são apresentados por uma única pessoa.
Aqueles que são novos no podcasting o fazem por vários motivos. A maioria deles, porque são entusiastas de um determinado tópico e desejam desenvolver e compartilhar seus conhecimentos. Eles costumam usar essa plataforma, pois é uma forma muito barata de inaugurar, sem a premência de muitas ferramentas ou equipamentos.
Não podemos olvidar os profissionais de marketing que o usam por seu potencial de marketing e porquê uma forma direta de vender aos clientes. É uma ótima instrumento, pois cria um ponto de contato fácil para fidelizar o cliente.
Estima-se que existam mais de 700.000 podcasts ativos e, porquê sempre, cobrem uma ampla gama de tópicos. Alguns dos principais são:
- Arte
- Tecnologia
- Comédia
- Religião
- Sociedade e cultura
- História
- Ficção
- Ciência
- Saúde e fitness
Podcast porquê estratégia de marketing
Os podcast são ferramentas de marketing muito úteis porque ajudam as marcas a depreender um nicho de público e redirecionar esse público. Eles oferecem um bom retorno sobre o investimento e também criam valor para os ouvintes porque costumam ser informativos e educacionais.
Em relação ao SEO, é importante ressaltar que o iTunes é um site muito importante, portanto, qualquer empresa que apareça em um podcast com uma descrição irá melhorar seu ranking de SEO. A verdade é que há menos competição no campo dos podcasts em conferência com outras plataformas de mídia social. Isso torna mais fácil encontrar um nicho inexplorado.
Os ouvintes podem se sentir conectados à marca, gerar um sentimento de pertencimento, aprender mais sobre seus interesses e se sentir segmento de uma comunidade. Sendo informativos, eles oferecem informações interessantes para o público.
Nesse sentido, eles não são simplesmente uma instrumento de marketing, mas também são muito úteis para aumentar o alcance. O podcast criou um público muito leal por meio de um diálogo significativo. Ou por outra, o fator de nicho ajuda as marcas a atingir grupos específicos e atrair clientes.
Escolher uma plataforma para erigir uma presença pode ser um grande duelo para as marcas. Embora a maioria das empresas esteja tentando aumentar sua presença em redes sociais porquê Instagram e Facebook, muitas estão perdendo o nicho que pode ser construído no Spotify ou iTunes.
Plataformas de podcast mais populares
Seja porque pretende fabricar o seu próprio podcast e velejar na vaga que a Internet lhe mostra hoje ou porque pretende ouvir conteúdos diversos, preste atenção, pois estas são algumas das plataformas que mais se ouvem hoje em dia:
- Spotify
- iTunes
- Soundcloud
- iVoox
- Spreaker
- Jogador FM
- Sintonize
O Google não poderia permanecer para trás na febre do podcast e é por isso que o Google Podcast está crescendo e oferecendo cada vez mais opções.
Se você quiser fabricar seu próprio podcast e deixar que suas ideias fluam, mas não consegue sentenciar por onde inaugurar, acalme-se. Sabemos que há muita informação e que pode ser complicado, principalmente se você não se dá muito muito com as questões tecnológicas. A primeira coisa que você precisa saber é que não precisa de um orçamento sobranceiro para inaugurar.
Você pode fazer upload de teor para o seu site ou para um portal que permite fazer isso gratuitamente ou apostar em um portal de pagamento.
O Spreaker, por exemplo, permite que você carregue teor gratuito por no sumo 15 minutos por incidente, com um limite de horas por programa. Dá chegada ao seu estúdio de gravação e pode até ter no seu smartphone e utilizá-lo de uma forma muito intuitiva. É uma boa maneira de inaugurar, mormente se você quiser tentar. Você pode inaugurar assim e depois mudar para outro sistema.
Obviamente, quando você não paga você tem limitações, mas se for dar o primeiro passo, você não perde zero aproveitando oriente recurso. Quando você inicia um projeto, é importante se manter motivado, e se você puder inaugurar com um orçamento que não afete significativamente o seu bolso, tanto melhor.
Uma vez que fazer um podcast?
Suponhamos que você já tenha uma teoria e que também já tenha visitado diversos portais e tenha disposto qual deles prefere. Muito bom, porque antes de chegarmos à produção do teor, vamos com os aspectos técnicos.
1. Obtenha o material necessário
Você poderá comprar um microfone, com especificações técnicas diferentes, que pode custar entre R$ 200 e R$ 2 milénio.
Se você não puder remunerar, poderá gravar com fones de ouvido em um sítio taciturno. Lembre-se de colocar o microfone a uma intervalo adequada para não afetar o som.
Por outro lado, se você pretende usar um software de edição, precisará de um mixer de áudio. E cá entramos em temas mais especializados, com preços a partir dos R$ 300.
Quanto ao software necessário, você pode obter programas gratuitos ou pagos. Se desejar, você também pode usar o gravador de áudio do seu smartphone ou comprar um. A partir de R$ 480 pode encontrar opções interessantes.
2. Originalidade é a chave
Vivemos em um mundo em ordenado mudança e em uma era em que a tecnologia e o marketing dominam. Por isso é melhor pensar muito sobre as decisões. Cada pormenor conta. O orçamento costuma ser apertado, mas com originalidade você pode depreender ótimos resultados.
Você pode inaugurar muito vital e tentar fazer o seu melhor, concentrando-se em obter segurança, experiência, suporte, recursos e crescer à medida que seu podcast cresce. Você não precisa de equipamentos caros. Se você tem uma teoria, comece a modelá-la e colocá-la em ação.
3. Planeje e organize seu projeto
O mais importante é seguir os seguintes passos:
- Identifique seu ouvinte ideal: conheça seu público, defina para quem você quer falar e o que pode interessá-lo.
- Organize um calendário editorial: mesmo que seja um projeto próprio ou um hobby, deve possuir um objetivo. Planejar o sumo provável e delinear os temas, muito porquê quando os episódios serão gravados e publicados.
- Sobre o que você vai falar no seu podcast? Aprofunde os temas. Forneça detalhes específicos, exemplos e fatos.
- Erigir uma estrutura sólida: todas as séries têm que ter um sentido, uma traço editorial. Isso precisa ser determinado antes de prosseguirmos com a gravação.
- Periodicidade: se você anunciar que publicará semanal, quinzenal ou mensalmente, deverá satisfazer as datas, já que o público ficará aguardando esse teor.
4. Teor interessante
Chegou a hora da verdade! Se você já tem um noção e um tema claros, vamos direto ao teor. Um brainstorming é sempre uma magnífico opção para exibir ideias de teor. Agora vamos estabelecer uma pequena estrutura para o seu podcast:
- Crie uma apresentação, um pouco que em poucas palavras o defina e explique do que se trata o seu podcast, que também pode se tornar um selo com o qual você pode iniciar cada incidente.
- Insira o teor e desenvolva as ideias planejadas. Conclua cada tópico e faça um breve resumo do que foi discutido.
- Antes de se despedir, lembre-se de mencionar porquê entrar em contato com você, convide para ouvir o próximo incidente e proponha um fechamento.
Se você está interessado em fabricar teor, entre na vaga do podcast e compartilhe sua visão de mundo. Existe público para tudo e com certeza você alcançará o público perfeito!
Gostou deste item? Deixe seus comentários e compartilhe! E se o que pretende é atingir o maior público provável com a sua estratégia de marketing em meios emergentes, não hesite em saber o nosso MBA em Marketing Digital, com o qual irá desenvolver a sua curso em empresas inovadoras, tecnológicas ou relacionadas com a mídia do dedo. Nós te aguardamos!
MBA em Marketing Do dedo
Saiba porquê aproveitar ao sumo todas as ferramentas do marketing do dedo, inclusive com novas estratégias de mídias porquê podcasts!