Se eu tivesse exclusivamente oito palavras para definir o marketing do dedo, eu diria para você que é o Conjunto de estratégias de marketing realizadas na Internet.
Mas, felizmente, eu tenho mais palavras para usar, o que melhora bastante as coisas para mim e para você.
Sim, a definição supra é muito resumida, mas, porquê toda síntese, ela também contém em si todos os elementos fundamentais: Marketing e Internet.
Duas palavras e um universo a ser desvendado. Nossa, Alexandre! Nascente texto não vai terminar nunca!
Calma. Fique tranquilo. Eu tenho muitas palavras para usar, mas vou usar o suficiente para te trazer um teor de qualidade, sem desperdício.
Mas, imagine se, ao invés de marketing do dedo, eu fosse definir o que é o paixão. Eu sabor de usar referências musicais quando escrevo, o Danilo Caymmi, em uma de suas obras, canta no primeiro verso: O que é o paixão, onde vai dar? Parece não ter término.
Ainda muito que marketing do dedo não é paixão, né?
Nós sabemos onde ele vai dar e, apesar de suas infinitas aplicações, esse texto vai ter término.
Marketing Do dedo é a emprego de um conjunto de estratégias por meio da Internet para gerar valor às empresas e pessoas.
Melhorou, não é?
Eu me interessei pelo marketing do dedo meio por contingência. Eu pesquisava sobre fabricar meio no youtube, se era provável lucrar quantia com isso, quando encontrei um vídeo do Joba falando sobre marketing de afiliados.
Foi a senha. Pesquisei bastante e estudei mais ainda. Próximo passo, mãos à obra para montar meu negócio online porquê afiliado do dedo. Está aí.
Cada um tem a sua motivação, se você também que montar seu próprio negócio online, desistir não deve ser uma opção.
Transformação do dedo
Nunca estivemos tão conectados e tão próximos, ainda que distantes fisicamente. Vivemos a transformação do dedo.
De mero agente receptor de informações de um resultado, o cliente passou a ter um papel ativo na relação com as marcas.
Com aproximação a informações na velocidade de um toque de dedo na tela do celular, o cliente pode:
- Confrontar preço, formas de pagamento, prazo de entrega e qualidade;
- Determinar o resultado/atendimento e ver a avaliação de outros compradores;
- Ver a classificação da marca em sites e blogs especializados;
- Interagir pelos canais de informação (porquê será essa experiência?).
Quando você está decidindo uma compra e tem dúvidas sobre o resultado, você prefere respostas padronizadas de uma máquina ou conversar com uma pessoa ?
O seu cliente pode ainda querer falar com a marca, falar de verdade, com pessoas, não com um bot. As empresas que compreenderem que tudo isso faz secção da experiência do cliente terão mais chances de conquistá-lo.
Quem não se comunica…
Não existe bom marketing sem boa informação, isso sempre valeu, desde o marketing 1.0 até hoje. Porém, o que era “bom marketing” e “boa informação” há cinquenta anos perdeu muito em eficiência.
O sucesso de uma marca na imensa turba online está relacionada à sua capacidade de se expedir muito e direto com o seu público, ou seja, usar a linguagem certa para falar com o público manifesto.
É cá que o marketing do dedo faz diferença. Ele trouxe para as empresas ferramentas e canais de interação para saber e segmentar o seu público branco.
A informação pode ser direcionada especificamente para o público que se quer atingir com o projeto de marketing. Falar da maneira certa com as pessoas certas (clientes potenciais).
Algumas das principais ferramentas:
- CMS – Plataformas de gestão de teor (WordPress, Wix)
- Analytics – Ferramentas para monitorar e mensurar resultados de campanhas (Google Analytics, Similar Web)
- SEO – (Search Engine Optimization) Otimização dos mecanismos de procura (Ubersuggest, Keywords Everywhere, Planejador de Palavras-Chave Google Ads)
- Marketing de Teor – Canais de publicação de conteùdo de valor para sua audiência (blogs, e-books, vídeos, stories)
- Otimização de conversão – Ferramentas para conseguir mais tráfico, edificar audiência e transformar clientes (A/B Tasty, Experimentos de Teor do Google, Google PageSpeed Insights)
- E-mail Marketing – (Leadlovers, SendinBlue)
- Redes sociais – (perfis, páginas e canais de vídeo)
- Mídia paga – (Facebook Ads, Google Ads)
Eu comecei a me interessar por marketing do dedo quando pensei em montar meu negócio online porquê afiliado do dedo. Essa pode ser sua motivação também: fabricar um negócio online.
A História mostra que todo novo meio de informação gera grandes mudanças sociais, econômicas e políticas.
Com a Internet, não vieram exclusivamente mudanças, mas uma revolução. O marketing do dedo é fruto dessa transformação.
O mundo analógico
Até os anos 80, a última grande mudança nos meios de informação havia sido a invenção da televisão nos anos 20 e popularizada no anos 40.
A Internet, criada em 1969, era restrita ao meio militar, científico e acadêmico.
Só em 1989, com a geração da World Wide Web (WWW), foram criadas as bases para que na dez seguinte a Internet fosse ocasião ao público.
Era dada a largada para a revolução do dedo.
O marketing vivia a sua período 1.0
A Internet é ocasião ao público
Nos anos 90, o marketing do dedo dá seus primeiros passos. Surgem os primeiros buscadores porquê Yahoo e Altavista e ferramentas de troca de mensagem porquê MSN. As técnicas de SEO são incorporadas pelo marketing do dedo.
O e-mail passa a fazer secção do cotidiano das empresas e das pessoas . O e-mail marketing entra com tudo no esforço do marketing do dedo para inferir os clientes.
O novo milênio
Foi nos anos 2000, com aumento exponencial do número de usuários da Internet que o marketing do dedo ganhou músculos e começou tomar a forma de porquê o conhecemos hoje.
Também contribuíram para o seu fortalecimento, o surgimento do Google, a popularização das redes sociais, principalmente o Facebook, e a geração da plataforma de vídeos youtube.
Os blogs chegam com força totalidade, e com eles surge o marketing de teor.
No término da dez, é lançada a terceira geração da internet traste que vai transformar os celulares em protagonistas do mercado do dedo. Aguardem!
A experiência do cliente
Nos anos 2010, a internet chega à sua quarta geração. As redes sociais ganham maior protagonismo, são bilhões de usuários com seus smartphones acompanhando e interagindo com as marcas.
Um universo de opções está ao alcance de um toque, os consumidores podem confrontar preços e qualidade entre as marcas em poucos cliques, no momento que quiserem e de onde estiverem.
Surge o marketing das mídias sociais e o vídeo se torna um coligado fundamental do marketing do dedo na informação com os clientes.
Os smartphones respondem cada vez mais pelos acessos à Internet. Procura da responsividade no webdesign.
A experiência do cliente é prioridade zero. Fabricar e manter relacionamento com os consumidores. Fazer com ele tenha a melhor experiência em todos os pontos de contato com a marca.
O marketing de captação torna-se uma das principais estratégias do marketing do dedo.
Principais inovações da Internet desde 1990 e incorporadas ao Marketing Do dedo
- A partir dos mecanismos de procura, surgiu a preocupação com SEO;
- A partir dos blogs, surgiu o Marketing de Teor;
- A partir do fenômeno do Facebook, surgiu o Marketing de Redes Sociais;
- A partir da popularização do YouTube, surgiu a incorporação do vídeo ao Marketing;
- A partir das redes de informação móveis, a urgência de buscar responsividade no webdesign.