O que é Flywheel no Inbound Marketing?

Tempo de leitura: 6 min
Avatar of vjweb@hotmail.com

Escrito por vjweb@hotmail.com
em 31/01/2023

Compartilhe agora mesmo:

Se você já ouviu falar que os funis de vendas podem estar seus dias contados, isso pode ser uma meia verdade. Embora muitos especialistas acreditem que esse não seja o caso, houve uma mudança na maneira uma vez que os profissionais de inbound marketing trabalham dentro da empresa para atender melhor o cliente. Neste post vamos falar sobre o que é Flywheel no inbound marketing, um noção que veio romper com os paradigmas do marketing do dedo. Vem com a gente?

Também pode lhe interessar: MBA em Marketing Digital

O que é Flywheel?

O padrão Flywheel é um novo padrão de Marketing proposto pela HubSpot que tenta substituir o funil tradicional ou padrão de funil de vendas. Levante Flywheel não tem início e termo (uma vez que é o caso de um funil tradicional) e está em permanente movimento (girando).

A estrutura Flywheel enfatiza o relacionamento entre a empresa e o cliente uma vez que se fosse um ciclo. Levante é um loop infinito em que os clientes podem continuar a interagir com a empresa (e vice-versa), mesmo depois o término da transação.

Nesta imagem podemos ver uma vez que se estrutura levante ciclo de interação entre o cliente e a empresa:

¿Qué es el Flywheel en Inbound Marketing?  - HubSpot Inglês Flywheel
Estrutura do padrão Flywheel

Outra vantagem desse padrão é que ele introduz o noção de impulso ou inércia. Levante noção é muito fácil de visualizar com um pequeno exemplo. Imagine uma roda muito pesada no topo de uma serra que dificilmente conseguimos remoinhar. No início, teremos que fazer muito esforço para remoinhar, mas logo a própria seriedade nos ajudará a continuar girando. Dizemos que logo a roda entra em inércia.

O mesmo acontece com nosso padrão Flywheel e com aquela roda pesada, mas aplicado à nossa estratégia de Inbound Marketing. Por se tratar de um padrão que incorpora os próprios clientes para transformá-los em recomendadores de nossa marca, quanto melhor realizarmos as diferentes fases do padrão Flywheel, mais rápida e melhor se tornará a estratégia de marketing.

Isso nos permitirá gerar inércia de longo prazo e uma estratégia de teor vencedora.

Uma boa experiência do cliente levará a mais compradores, o que, por sua vez, levará a mais vendedores. Um número maior de vendedores reduzirá custos e preços por meio da competição e, ao mesmo tempo, fortalecerá a seleção de clientes. Preços mais baixos e maior seleção atrairão mais clientes, e o ciclo se repete.

Diferenças entre o padrão Flywheel e o funil tradicional

Uma das coisas mais importantes que devemos levar em conta para implementar muito um padrão Flywheel são as diferenças que ele tem em verificação com um funil de vendas tradicional.

O primeiro e mais importante é o lugar que o cliente ocupa. Enquanto no funil tradicional (imagem à esquerda) vemos que o cliente é um sujeito passivo que percorre as diferentes partes do nosso funil de vendas, no padrão Flywheel o cliente ocupa uma posição médio no processo e tudo será projetado em volta dele.

Isso porque o cliente agora SIM faz segmento de nosso próprio teor. Um cliente satisfeito é o melhor teor que podemos ter para impulsionar nossas vendas e devemos dar-lhes voz para serem ouvidos. É por isso que no padrão Flywheel a experiência do cliente é uma prioridade.

O que é Flywheel em Inbound Marketing?

As fases do padrão Flywheel

Para entender o que é Flywheel, é necessário saber as três fases de seu funcionamento. Vamos ver cada um deles em profundidade:

Atração

Uma vez que o próprio nome sugere, nesta primeira temporada temos que gerar conteúdos, experiências e formatos que sejam desejáveis ​​para o nosso público-alvo consumir. Em outras palavras, trata-se de gerar potenciais clientes garantindo que agregue valor ao público-alvo.

Diferentes táticas entram nesta temporada:

  • Publicações no blog e marketing de teor.
  • Estratégia de palavras-chave e SEO dentro e fora da página.
  • Presença nas redes sociais orgânicas e pagas.
  • PPC (Pay Per Click).

Durante a temporada PULL, você está incentivando o cliente a iniciar a jornada do comprador por conta própria. Ao fornecer todo esse teor útil (e gratuito), os clientes em potencial podem mandar se estão interessados ​​em trabalhar com a empresa. Se suas técnicas de inbound marketing estiverem focadas nesses públicos específicos, você os estará convencendo a agir de convénio com seus CTAs e pedir mais informações.

Compromisso ou Engajamento

Trata-se de estabelecer um relacionamento contínuo e de longo prazo com o target por meio do fornecimento de soluções, ensino e atendimento personalizado em todo o processo de compra do cliente. As táticas da temporada de engajamento incluem:

  • Campanhas de e-mail segmentadas.
  • Teor incluído, uma vez que e-books, white papers e modelos para download.
  • Tempo individualizado, uma vez que demonstrações, consultorias e ligações iniciais.
  • Cume teor gratuito, uma vez que vídeos de cursos ou webinars.
  • Oferecer uma versão gratuita do resultado.

Muitas das técnicas na temporada de engajamento podem ser vistas uma vez que respostas diretas aos problemas que os clientes apresentam às suas equipes de serviço. O departamento mercantil também poderá utilizar o seu trabalho, disponibilizando-o aos clientes em caso de dúvidas nas suas comunicações.

Delícia

No que diz reverência ao armazenamento de memórias, sabe-se que eventos com trouxa emocional positiva são lembrados melhor do que eventos neutros. E é exatamente isso que queremos gerar nesta última temporada. Faremos o provável para oferecer uma experiência incrível ao longo do trajectória do cliente através dos nossos serviços de forma que guardem uma boa memória de nós.

As táticas da temporada de delícia incluem:

  • Organizar eventos presenciais para seus clientes interagirem e continuarem sua formação.
  • Fornecer teor restrito para “membros”, uma vez que e-books e webinars.
  • Campanhas de e-mail personalizadas.
  • Convites para testar novos recursos ou produtos.
  • Gerar um programa de recomendação.

Esses são os clientes com os quais você pode trabalhar para gerar estudos de caso, vídeos de avaliação de produtos e outro teor gerado pelo usuário. 

Uma vez que medir o seu Flywheel para saber se você está fazendo visível

Tudo o que não é medido não existe e, portanto, não pode ser melhorado. Essa frase fala transversalmente a qualquer um dos níveis dentro de uma empresa. E também temos que aplicá-lo ao nosso Flywheel para saber se o estamos fazendo corretamente e para identificar áreas de melhoria.

Vale lembrar que em nosso padrão Flywheel tínhamos 3 estágios (Atrair, Envolver, Encantar) e cada um deles será constituído por um conjunto de atividades.

Por exemplo, para atrair nosso cliente, poderíamos ter determinado gerar teor em nosso ducto no YouTube ou em nossa página do Linkedin. Em cada um desses canais podemos principiar a coletar métricas (número de assinantes, horas de visualização, tráfico gerado…) e investigar se os recursos econômicos investidos são lucrativos no final do funil. Tens de saber responder à seguinte questão: por cada € 1 que invisto na geração de conteúdos, quanto recebo no final para novos clientes?


O que é Flywheel em Inbound Marketing?  - Vídeo tutorial rafiki 1 1024x1024



Deseja se aprofundar no marketing? Se você quer aprender mais e se pormenorizar em analytics e User Experience, precisa saber o MBA em Marketing Digital, para traçar estratégias de marketing do dedo, otimizar a atração de tráfico, melhorar a conversão e a experiência do usuário.

MBA em Marketing Do dedo

Desenhe estratégias de marketing do dedo com maiores chances de sucesso.

Quero conhecer!

Compartilhe e comente levante post!

Arthur Paredes

Compartilhe agora mesmo:

Fique tranquilo, 100% livre de spam.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade