Ícone do site Treinamentos Virtuais

O que é escalabilidade e porquê implementá-la em sua empresa ou startup

O que é escalabilidade e porquê implementá-la em sua empresa ou startup

Empresas e startups nascem com vocação para o prolongamento. É disso que se trata a escalabilidade de um negócio: pensar grande, querer expandir um negócio e uma teoria. Para isso, é necessário o conhecimento adequado para o desenvolvimento de estratégias adequadas. Portanto, neste item explicamos o que é e porquê aumentar a escalabilidade em uma startup. Quer saber mais? Continue lendo!

Você pode estar interessado em: MBA em Digital Business

O que é escalabilidade em uma startup?

Para encetar, vamos entender o que é a escalabilidade em uma startup. O termo escalabilidade em si é uma termo que se espalhou muito nos últimos anos e que define a capacidade de uma empresa para multiplicar sua renda sem gastar verba, um tanto que parece um pouco difícil, já que prever um aumento na renda sem gastar um único centavo é o sonho de todo empreendedor.

Posteriormente o lançamento de um resultado de sucesso e a conquista de um primeiro mercado, as empresas devem se perguntar quais novas soluções devem ser incluídas no portfólio, quais investimentos em P&D devem ser feitos, quais novos mercados a serem direcionados e qual política de parceria seria a mais ideal com o objetivo de crescer em lucros e relevância.

O projecto de escalabilidade, que afeta absolutamente todas as áreas da empresa, é um elemento-chave para maximizar a valorização da empresa para o sucesso, principalmente quando possui um fundo de capital de risco.

Em suma, por escalabilidade, nos referimos a uma situação em que uma empresa ou startup pode multiplicar sua receita com um dispêndio incremental mínimo. Para uma startup que vende produtos, porquê aquela que trabalha com produtos digitais, o potencial de lucro só é restringido pelo número de clientes que estão dispostos a remunerar por ele. Assim, você pode produzir quantas cópias quiser do resultado do dedo.

No entanto, no caso das startups de serviço, você só pode vender uma quantidade limitada por dia, pois cada uma requer suporte especializado ao cliente, tornando muito mais difícil para elas escalarem.

Uma vez que implementar a escalabilidade em uma empresa ou startup

A verdadeira escalabilidade de uma startup permite a expansão e o prolongamento da receita, minimizando o aumento de custos. Mesmo que você não esteja prestes para crescer agora, há coisas que você pode fazer para se preparar para o prolongamento escalável e o sucesso. Por exemplo:

1. Construa uma base sólida

Se um negócio é pequeno, é o momento perfeito para investir o tempo e o verba necessários em sistemas que tornam a empresa muito maior. Ter sistemas sólidos, porquê um CRM ou um bom software de transacção eletrônico, pode ajudar a forrar tempo e a concentrar esforços em outros problemas. A automação é, além de uma tendência que continuará aumentando, a principal aliada das pequenas e médias empresas que buscam crescer.

2. Concentre-se em um padrão de negócio escalável

Nos primeiros dias pode ser tentador ir para a solução rápida (ou barata). Verba, tempo e experiência podem ser escassos e investir em soluções básicas que não requerem um grande investimento financeiro ou curva de estágio pode parecer a solução mais inteligente. É melhor evitar opções baratas e inadequadas e pensar com antecedência sobre o que será melhor para o negócio no porvir.

3. Adote o planejamento estratégico

O planejamento estratégico é o gavinha entre uma grande teoria e o verdadeiro sucesso e prolongamento. Isso requer atenção contínua aos detalhes e um investimento de tempo. Saber o negócio por dentro e por fora pode prepará-lo para enfrentar desafios e oportunidades escaláveis.

4. Foco em pontos fortes

Focar em pontos fortes e contratar ou terceirizar o restante das tarefas associadas à gestão do negócio é precípuo para a escalabilidade de um negócio. Os proprietários de empresas escaláveis são especialistas em alavancar recursos externos.

5. Comece uma teoria escalável

Investidores gostam de ideias baseadas em pesquisas de mercado de especialistas externos, porquê a Gartner Research, que proclamam uma oportunidade bilionária com uma taxa de prolongamento de dois dígitos. Nestes tipos de casos, eles são muito mais propensos a serem escaláveis e invertíveis. Crie um projecto e modelo de negócio que seja interessante para os investidores. É difícil erigir e desenvolver a escalabilidade de um negócio com produtos gratuitos e de eminente suporte. Aliás, as empresas escaláveis têm margens altas (mais de 50%), pouco escora e pessoal mínimo.

6. Use um resultado mínimo viável (MVP) para validar o padrão

Nenhum resultado, mesmo com uma grande oportunidade, pode ser levado adiante até que possa ser provado que funciona. Tenha modelos pivotantes com clientes reais antes de pedir verba aos investidores e forme uma equipe possante para trabalhar neles. A chave é provar que você tem e pode continuar a contratar as pessoas certas para executar o negócio em graduação. Tenha em mente que os empreendedores, se fizerem perceptível, nunca terceirizam sua conhecimento principal ou dependem de propriedade intelectual que não lhes pertence. Eles também não tentam fazer tudo internamente, já que aumentar a experiência que eles precisam é demorado e custoso.

7. O dimensionamento requer o uso de recursos externos

Concentre-se em marketing e canais indiretos para passar a mensagem rapidamente. O marketing direto geralmente não é escalável, principalmente em produtos de inferior dispêndio e de eminente volume. Hoje em dia, é preciso muito marketing e publicidade para tornar seu lançamento visível e escalável em meio à avalanche de informações de todas as fontes para todos os clientes.

8. Defina um negócio de melhoria oportunidade e contínua

Não tente resolver todos os problemas do cliente ao mesmo tempo, melhor produzir uma estratégia e um projecto que mostra inovação contínua e ligeiro soluções complementares de comitiva no porvir.

Exemplos de escalabilidade de negócios

A escalabilidade pode ajudar a visualizar um negócio porquê um só, com custos de um lado e receita do outro. Um negócio tradicional de prolongamento é adicionado aos dois lados da graduação proporcionalmente, embora o objetivo seja que os lucros excedam a receita.

Nascente padrão linear pode ser lento e metódico, mas muitos proprietários de pequenas empresas o consideram confiável.

Com um padrão focado na escalabilidade de startups, o resultado final não está nem perto. A receita em um negócio escalável excede rapidamente as despesas. Na verdade, a receita é tão rápida que você poderia proferir que a graduação é sobre aditar receita a uma taxa exponencial, ao mesmo tempo em que adiciona recursos a uma taxa incremental. Uma vez que diz a Forbes, “a expansão significa que uma empresa tem o potencial de multiplicar a receita com um dispêndio incremental mínimo”. Dessa forma, agora, segundo a Entrepreneur, as empresas escaláveis “não são sobrecarregadas” pela mesma relação entre receita e custos que definem modelos lineares.

“Em vez disso, à medida que as vendas aumentam, os custos permanecem estáveis, permitindo níveis mais elevados de lucro ao longo do tempo. Empresas com subida escalabilidade crescem com menores exigências de capital, tornando-as mais eficientes e atraentes para os investidores iniciais.”

Além do Airbnb ou de empresas conhecidas porquê Spotify, Linkedin, Netflix ou Amazon, há ótimos exemplos de startups espanholas que conseguiram pular na escalabilidade e conseguiram se posicionar de forma equilibrada entre o público e os investidores. Wallapop, Glovo, eDreams, Cabify e Ideólogo, por exemplo, atingiram valores superiores a 1.000 milhões de dólares.

Escalabilidade em empresas de tecnologia

As empresas de tecnologia praticamente elevaram o padrão de negócio escalável a uma forma de arte. Considere o Google, que demonstrou claramente esse noção adicionando clientes em um ritmo rápido, adicionando muito poucos recursos adicionais para atender esses clientes. É por isso que eles foram capazes de aumentar sua margem em um ritmo rápido em exclusivamente alguns anos.

Também podemos falar sobre a Microsoft, cujos custos iniciais para desenvolver uma plataforma de publicidade ou sistema operacional eram altos para que, uma vez no mercado, eles pudessem inscrever usuários ou vender muitas cópias do software com aumentos de custos relativamente mínimos.

Segundo a Investopedia, essas empresas de tecnologia compartilham outra propriedade geral que facilita a escalabilidade. Eles têm baixas despesas operacionais e pouca ou nenhuma fardo de armazenamento e inventário, e não precisam de muitos recursos ou infraestrutura para crescer rapidamente.

O que achou deste item sobre escalabilidade em startups? Deixe seus comentários e compartilhe!

Por término, se você quer produzir o seu próprio negócio e não sabe porquê fazê-lo ou se já tem uma startup e quer promovê-la, não perdida o MBA em Digital Business, onde você aprenderá os segredos para saber todos os seus objetivos. Estamos esperando por você!

MBA em Do dedo Business

Empreenda com garantias de sucesso e saiba porquê escalar seu negócio do dedo!

Quero conhecer!

Compartilhe e comente leste post!

Arthur Paredes

Sair da versão mobile