Saber a jornada de compra do seu cliente é precípuo para qualquer marca. Por fim, é através dela que sabemos quando e onde entrar em contato com nosso consumidor.
Entretanto, algumas empresas se esquecem que a jornada se inicia muito antes de qualquer decisão de compra. E a esse movimento de escolha, tão precípuo ao marketing, chamamos de Momento Zero da Verdade.
O ZMOT (Zero Moment of Truth), uma vez que é substanciado, zero mais é do que o estudo de uma vez que as pessoas fazem suas escolhas, partindo da indecisão para a certeza da compra.
Para desvendar esse processo, o Google, em parceria com a Shopper Sciences, pesquisou mais de 5 milénio empresas a término de entender uma vez que seus consumidores decidem pela compra ou não.
A partir dessa investigação, foram criados 4 conceitos básicos que dão particularidade e rumo ao ZMOT. Eles foram nomeados de Pilares e, em breve, falaremos em detalhes sobre cada um deles.
Mas neste momento o que importa saber é que ao seguir as diretrizes desses quatro pilares, as empresas podem usar o ZMOT para entender o comportamento do consumidor e se tornam mais influentes na tomada de decisão de seus clientes.
E uma vez que essa influência é a chave para gerar mais conversões no seu site, continue lendo para aprender uma vez que colocar o ZMOT em prática.
ZMOT e seus 4 Pilares
Os 4 Pilares que sustentam o ZMOT são, na verdade, guias de ações que as marcas podem facilmente realizar para que se tornem mais atrativas.
Esses pilares vão funcionar uma vez que formas de influência, convencendo o consumidor a progredir na jornada de compra.
As bases do Momento Zero da Verdade surgiram a pouco tempo e contrastam com o protótipo tradicional do FMOT (First Moment of Truth) e SMOT (Second Moment of Truth).
A diferença principal entre os modelos tradicionais para o atual ZMOT, é a consciência de que mesmo antes de o cliente resolver pela compra ele já está dentro de sua jornada de compra.
Para deixar tudo ainda mais simples, veja o vídeo produzido pelo Google em que ele explica a evolução desse processo de entendimento do cliente até o ZMOT.
E para que você possa colocar em prática o ZMOT o mais rápido provável, vamos saber os seus 4 Pilares. São eles:
- Ranqueamento nos Mecanismos de Pesquisa
- Avaliações
- Tabelas de Conferência
- Proporções
Essas quatro bases irão te facilitar na hora de influenciar o seu cliente a trespassar da indecisão e partir para a compra. E o mais importante….partir para a compra com a sua marca.
Ranqueamento nos Mecanismos de Pesquisa
Qual o primeiro passo que todos tomamos na hora de estrear a tomar uma decisão?
Sua resposta provavelmente foi “pesquisar”, e ela está correta!
O início de qualquer jornada de compra é a pesquisa, o que a torna o primeiro passo do ZMOT também. Esse movimento de investigação é o que ajuda nosso cliente a resolver pela compra ou não de produtos e serviços.
Entretanto, esse movimento de procura acaba nos fazendo pensar em uma questão importantíssima: o consumidor conseguiu te encontrar em sua pesquisa?
Dados recentes do Smart Insights mostram que o primeiro link ranqueado organicamente no Google recebe em média 34% de todos os cliques.
O segundo posto fica com 17% deles, o terceiro com 11% e assim por diante, até chegar em um nível quase inexistente de cliques perto do link número 15.
Isso significa que para estar presente no ZMOT de seus consumidores é preciso um bom ranqueamento orgânico em plataformas de pesquisa.
Por fim, se eles não te encontrarem uma vez que irão consumir?
Para isso foque em estratégias de SEO que irão ajudar o seu ranqueamento. Não se esqueça de focar seus esforços no Google principalmente, pois ele, sozinho, é responsável por 90% de todas as buscas da internet.
Avaliações
Outra questão importante que deve ser levada em conta no ZMOT são as avaliações que o seu site recebe.
O processo de procura por avaliações positivas antes de realizar a compra é procedente e cada vez mais geral. A Salsify descobriu em pesquisa que murado de 90% dos jovens entre 18 e 34 anos confiam na avaliação de estranho na internet tanto quanto na de amigos.
Isso porque, uma vez que consumidores, buscamos sempre pela segurança e crédito na hora de realizar a compra.
As avaliações positivas nos fornecem essa sensação de garantia de que não estamos sendo enganados. Logo, investir em fabricar uma boa reputação online é precípuo no ZMOT.
Tabelas de Conferência
Não podemos olvidar não que o Momento Zero da Verdade acontece quando o cliente ainda está indeciso e que o seu papel, uma vez que marca, é concluir com tal indecisão.
Para isso, as tabelas e listas de conferência podem ser a melhor saída.
Colocar lado a lado informações que mostrem as qualidades e vantagens de produtos similares, ou até modelos de uma mesma coisa, fará com que seu consumidor seja mais suscetível a se convencer da compra.
Outro ponto importante é que as tabelas de conferência irão ajudar o seu site a apresentar uma experiência mais confortável e dinâmica. Ou seja, mais pontos para você pela UX Design do site.
Promoções
O último, mas não menos importante, pilar do ZMOT está relacionado aos preços dos produtos.
A pesquisa por melhores preços, promoções, cupons e descontos são segmento importante do Momento da Verdade e costumam consumir murado de 2 horas semanais da vida dos consumidores.
Isso porque, segundo a ReviewTrackers, 39% dos clientes buscam por essas vantagens financeiras antes de realizar uma compra, seja ela em lojas online ou físicas.
Em suma, oferecer promoções são o último passo para convencer de vez o seu público a progredir para a compra.
Desenlace
Agora que você já sabe o que é o ZMOT e uma vez que colocá-lo em prática com seus 4 pilares fica fácil influenciar seus clientes.
Tão importante quanto oferecer bons produtos e serviços é ofertá-los para o consumidor. E não há hora melhor para isso do que quando ele está suscetível e buscando por esse consumo.
Mas e portanto, o que achou deste teor? Você já conhecia o ZMOT?
Nos conte nos comentários, vamos apaixonar saber!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.