Desejar ter uma empresa inovadora tornou-se voga nos últimos anos. Oferecido o inegável sucesso que empresas porquê Apple ou Google tiveram, muitos gestores querem desenredar as chaves para poder replicar essas fórmulas de sucesso em seus negócios. Mas não se engane, não há fórmula mágica: o sucesso depende de um conjunto multíplice de fatores que abrangem aspectos porquê o protótipo de gestão, o clima organizacional, etc.
Neste item explicamos uma série de princípios aos que as empresas inovadoras estão comprometidas e que você pode facilmente infligir em seu negócio. Leia agora!
Você pode estar interessado em: MBA em Digital Business
O que é uma empresa inovadora?
Uma empresa inovadora é aquela que está sempre mudando, experimentando novas ideias e oferecendo novos produtos ou serviços. Nem todos os produtos podem ser um sucesso, mas eles continuam se adaptando ao mercado e aprendem a melhor forma de permanecer nele. Detectar tendências no tempo e na flutuação são duas características fundamentais.
Ou seja, estamos falando de uma empresa inovadora quando ela implementa novos processos, ideias, serviços ou produtos com o objetivo de melhorar significativamente os resultados finais. Isso variou desde o lançamento de produtos novos e aprimorados até tornar um processo existente mais eficiente ou resolver um problema de negócios. Uma novidade abordagem de negócios, um design renovado ou a geração de uma equipe de inovação podem impulsionar esse vista.
A grande maioria das empresas sabe que a inovação é necessária para continuar operando no horizonte. Com os avanços tecnológicos revolucionando todas as indústrias, as organizações precisam seguir para se manterem relevantes.
De um lado ou de outro, empresas inovadoras acabam sendo recompensadas, não só porque estão preparadas para o horizonte, mas também porque tendem a ter os melhores talentos e uma maior demanda dos consumidores. O elemento chave da inovação é que gera receita para a empresa.
Tipos de inovação empresarial
A inovação empresarial pode envolver a geração de um novo resultado ou serviço. Há muitos exemplos de inovação nos negócios. Os mais conhecidos são os seguintes:
- Inovação de produtos ou serviços: Crie um resultado completamente novo que seja próximo à principal oferta de uma empresa. Também inclui quando mudanças significativas são feitas a partir de um resultado para melhorar suas funções ou resultados. É o caso da Apple com o iPhone. Todos os anos eles lançam uma novidade versão melhorada com novos recursos.
- Inovação em processos: Projete uma novidade maneira de ser mais eficiente no core business. Novos processos são implementados ou os existentes são melhorados, seja em termos de fabricação, distribuição, logística, compras, etc. Por exemplo, a Amazon usando robôs no arrecadação.
- No protótipo de negócio: Introduza uma novidade maneira de lucrar ou poupar. Novos métodos e projetos organizacionais são criados, seja nas práticas da empresa, na organização do lugar de trabalho ou nas relações exteriores. Um exemplo seria a Toyota, que decidiu ouvir mais seus colaboradores na risco de embalagens para ajustar detalhes na produção.
- Inovação em marketing: Novos métodos de venda são criados ou melhorias estão incluídas no design de um resultado ou embalagem, preço, distribuição ou promoção. O objetivo é tentar melhor atender às necessidades dos consumidores.
Dependendo da perspectiva que você tem dela, há duas visões:
- Inovação focada em tecnologia ou pesquisa:
O objetivo é desenvolver uma novidade tecnologia diferencial que supere as já existentes para poder explorá-la comercialmente no horizonte. - Inovação centrada no usuário: O foco está em uma compreensão aprofundada das motivações, problemas e necessidades do usuário e, em seguida, na geração e desenvolvimento de novas soluções.
Por que você deve transformar seu negócio em uma empresa inovadora
A inovação empresarial oferece múltiplos benefícios para as empresas que a aplicam. Entre eles, apontamos os mais notáveis:
Elas são mais eficientes
Grande segmento dos processos de inovação empresarial nasce com o objetivo de tornar os processos menos caros. Outrossim, eles exigem menos tempo para serem concluídos e são mais sustentáveis. Essas mudanças facilitam a adaptação de uma empresa a contratempos e novas tendências, tornando-as mais fortes e confortáveis em um envolvente de volatilidade e risco.
Percepção da marca
A sustentabilidade é um dos valores que cada vez mais marcas estão apostando hoje em dia. Sabemos que os consumidores não compram mais de convenção se um resultado é bom ou não. Agora eles querem que as marcas tenham valores e estejam socialmente envolvidas. Nesse sentido, aspectos porquê a preocupação com o meio envolvente tornam os consumidores mais dispostos a comprar daqueles negócios que são inovadores e socialmente responsáveis.
Atrair talentos
Mais do que nunca, os funcionários, particularmente os millennials e a Geração Z, querem trabalhar em empresas ágeis e modernas. Não só pelo prestígio de trabalhar em uma empresa inovadora, mas por entenderem que é o horizonte e que a personalidade inovadora da marca se assemelha à deles. Graças a isso, novos talentos vão querer trabalhar em sua empresa e haverá uma boa taxa de retenção.
Adaptabilidade
Se muito feita, a inovação empresarial é muito útil quando se trata de fazer um balanço de onde o mercado está indo. Você pode explorar potenciais disruptores ou mudanças na demanda do consumidor. As empresas usam essas informações para fazer mudanças estratégicas e incentivar os colaboradores internos a serem empreendedores. Essas mudanças podem incluir a geração de um resultado ou serviço semelhante ao que as startups estão fazendo, comprando-o de outras empresas do setor ou fazendo parcerias com startups.
Porquê transformar seu negócio em uma empresa inovadora
Se você quiser transformar seu negócio em uma empresa inovadora, siga os seguintes pontos:
1. Os objetivos no núcleo
O primeiro passo é integrar a inovação empresarial com os objetivos da organização. A inovação deve estar alinhada com os objetivos da empresa e contribuir para o alcance desses objetivos. Por que queremos inovar? O que queremos conseguir com isso? Até que ponto a inovação pode contribuir para conseguir esses objetivos? Antes de começarmos, devemos fabricar um projecto estratégico para nos ajudar a conseguir nossos objetivos.
2. Pensamento lateral
Empresas inovadoras estão comprometidas com o pensamento lateral. Essa metodologia aplicada aos produtos ou serviços existentes permite gerar produtos ou serviços completamente novos que cobrem necessidades não atendidas pelos originais. Outrossim, usar o pensamento lateral em uma organização permite que você, entre outras coisas, dispense ideias rígidas, saia da rotina mental, tenha diferentes pontos de vista que enriqueçam a perspectiva e obtenham novas alternativas para soluções para as dificuldades.
3. Inovação disruptiva
Empresas inovadoras focam em inovações disruptivas. Existem dois tipos de inovações: incremental e disruptiva. Os disruptivos contribuem para a geração de novos mercados e novas cadeias de valor. As inovações incrementais são o outro lado da moeda e não criam novos mercados ou cadeias de valor, mas se concentram em melhorar e evoluir um muito ou serviço existente. Normalmente, as empresas líderes se concentram no primeiro, gerando bens e serviços completamente novos.
4. Inovação em todos os níveis
As inovações devem ocorrer em todos os níveis da organização, elas não estão restritas ao departamento administrativo. Todos os departamentos devem ir de mãos dadas, permanecer muito informados e não deixar ninguém permanecer para trás no processo de transformação. Oriente é um duelo para a maioria das empresas.
5. Visão do horizonte
Porquê mencionamos anteriormente, empresas inovadoras têm uma visão do horizonte, podendo antecipar as necessidades futuras do mercado. Essas necessidades muitas vezes vêm na forma de tendências. Portanto, uma empresa inovadora se distingue de outros negócios por sua predisposição à mudança e sua desembaraço para se conciliar a novas situações e demandas dos consumidores.
6. Adaptação rápida à mudança
Oriente ponto está desempenado com o anterior. Empresas inovadoras, diante de uma mudança radical no mercado, são capazes de se conciliar imediatamente deixando sua zona de conforto. Em outras palavras, a inovação não pode ser mantida fora do envolvente de negócios. Podemos somar uma boa adaptação à mudança se formos capazes de reconhecer quando o envolvente está mudando, saber mais sobre o novo cenário, agir de convenção com essas mudanças, ser flexíveis e fabricar valor de negócio.
7. Toda empresa pode ser inovadora
Você não precisa ser uma grande multinacional para inovar: pequenas empresas também podem desenvolver inovações poderosas. Outrossim, muitas pessoas pensam que a capacidade inovadora depende não só do tamanho da empresa, mas também do intensidade de desenvolvimento do país, da indústria em questão ou dos recursos disponíveis. A verdade é que a inovação depende mais do compromisso que as empresas assumem com a inovação, no planejamento da estratégia e, simples, na sua realização.
8. Bons líderes no comando
Os gestores da empresa são essenciais na atividade inovadora. Eles serão os que apoiarão e motivarão os funcionários a propor todas as suas ideias, recompensando as melhores. Ou seja, a equipe de gestão é responsável pela geração e manutenção da cultura inovadora na organização.
A cultura inovadora requer a construção de um envolvente no qual a interação dos funcionários seja normalizada. Para isso, reuniões de brainstorming podem ser convocadas e ferramentas digitais podem ser oferecidas para ajudar a disseminar ou moldar essas ideias.
9. Uma equipe motivada
Se a empresa precisa de um bom líder que promova a cultura inovadora, também precisa de trabalhadores predispostos. A equipe é principal na hora de gerar novas ideias inovadoras se, porquê mencionamos na seção anterior, suas sugestões forem valorizadas e levadas em conta. Mas seu espírito criativo também deve ser encorajado. Geralmente, as pessoas não nos consideram criativos ou inovadores, e a equipe de gestão precisará mudar essa visão entre os funcionários.
10. O cliente está sempre perceptível
Você se lembra do clássico dizendo que o cliente está sempre perceptível? Muito, neste caso é verdade. O foco do cliente é a chave para uma empresa inovadora. Essas empresas fazem o seu melhor para prometer que seus clientes estejam satisfeitos e ouvi-los. Eles descobrem seus gostos, o que querem, porquê querem e o que precisam. Uma vez que eles têm todas essas informações coletadas, eles oferecem soluções.
Ser inovador, ter ideias inspiradas no cliente é fundamental. O cliente e suas necessidades devem ser o foco da empresa, enquanto a venda está em segundo projecto.
O que achou deste item sobre porquê se tornar uma empresa inovadora? Deixe seus comentários e compartilhe!
E se você quiser se aprofundar no campo da transformação do dedo, estude MBA em Digital Business. Você conhecerá as novas tecnologias digitais e aprenderá a entender os novos canais de vendas e a interação com o mercado. Estamos esperando por você!
MBA em Do dedo Business
Saiba usar a tecnologia e a inovação para aplicá-las à estratégia da sua empresa!