Nos últimos tempos, os dados tornaram-se um dos elementos mais importantes para as empresas digitais, cada vez mais conscientes de uma vez que nessa extensão reside o ponto de partida para encontrar soluções, tomar decisões baseadas em fatos objetivos e propor operações comerciais de forma rentável. Um dos perfis que surgiram desse processo é o do data architect ou arquiteto de dados. Vamos falar de um dos perfis mais procurados atualmente em um post referto de dicas que poderiam mudar seu horizonte. Acompanhe a leitura e descubra o que é um Arquiteto de Dados e quais funções ele tem em uma empresa!

Definição de Arquiteto de Dados

De congraçamento com dados da prestigiada publicação Forbes, 52% das empresas internacionais analisam ativamente seus dados para obter informações que lhes permitam transformar seus projetos. 71% deles não têm dúvidas de que os gastos nessa extensão se multiplicarão nos próximos anos. Mas quais profissionais são necessários para que, em meio a um mundo em que o Big Data é cada vez mais importante, as empresas possam tomar as melhores decisões com base em suas experiências e no setor em que são especializadas?

Você pode estar interessado em: Pós-graduação em Analítica Web

O arquiteto de dados – ou data architect – é uma profissional do dedo que é responsável por propor a estratégia de dados da empresa em que trabalha, influenciando seus padrões de qualidade, o tratamento do fluxo de dados dentro da organização e a segurança do mesmo. Em sua visão depende, em grande secção, da relação entre os dados e a empresa, sendo um dos perfis profissionais mais solicitados e mais bem pagos dos últimos anos. De congraçamento com o guia de Tecnologia Robert Half de 2020, o salário médio desta especialização é de 141.250 dólares, um valor que na Europa se torna uma tira salarial que varia entre 50.000 e 60.000 euros por ano.

Segundo pesquisa realizada pela Recruiter, somente 3,9% dos profissionais de gestão de dados são autônomos. Enquanto isso, quase 97% são contratados por empresas comprometidas em examinar seus dados para obter uma vantagem mercantil sobre seus concorrentes.

A coleta e estudo de dados com o objetivo de extrair informações que possam transformar o negócio é o foco dos profissionais acostumados a trabalhar com grandes volumes de dados através do uso de ferramentas de software especializadas nas quais os dados são armazenados, gerenciados e processados. A arquitetura de dados está cá para permanecer!

Funções de um Arquiteto de Dados

Dentro do papel de um profissional precípuo na gestão de dados nas empresas, um arquiteto de dados desempenha uma série de funções para as quais antes é precípuo ter treinamento sobre o funcionamento das bases de dados, muito uma vez que conhecimento sobre a relação entre dados e as operações da empresa. Vamos saber as principais!

Desenvolvimento de estratégia de dados

Por meio do desenvolvimento e implementação de estratégias globais de dados, o Data Architect é responsável por alinhar esses processos com os objetivos da empresa. Essas estratégias devem incluir projetos de modelos de dados, padrões de desenvolvimento dos bancos, muito uma vez que a implementação e gestão de data warehouses, além dos sistemas de estudo necessários. Organizar informações em todos os níveis depende de você!

Identificação de fontes de dados

Um arquiteto de dados deve identificar fontes de dados internas e externas para apresentar planos de gerenciamento alinhados com a estratégia de dados que seu cliente mantém.

Coordenação com outras equipes

É mais generalidade um Data Architect trabalhar com outras equipes da empresa ou fazer secção de equipes multidisciplinares nas quais trabalha com foco na operação dos dados da empresa. Um arquiteto de dados trabalha no seu dia a dia com desenvolvedores de software, analistas de negócios e outros perfis profissionais.

Gerenciamento de Arquitetura de Dados

É responsabilidade de um bom arquiteto de dados gerenciar a arquitetura de dados de forma integral, a partir da seleção da plataforma em que trabalhará até o projeto de sua arquitetura técnica, através do desenvolvimento do aplicativo, sem olvidar os testes necessários e a implementação final das estratégias em que tem trabalhado.

Planejamento de soluções de big data

Nas mãos de um Data Architect está o planejamento e realização de soluções de Big Data em que trabalhamos com as mais recentes tecnologias, gerenciando o ciclo completo do uso relevante dos dados da empresa.

Gerenciamento de fluxo de dados

Tanto a definição quanto a gestão do fluxo de dados são essenciais no trabalho de um arquiteto de dados, um tanto que influenciará decisivamente a disseminação das informações mais relevantes da organização.

Integração da funcionalidade técnica

Prometer a acessibilidade, precisão e segurança dos dados da empresa deve ser sempre um pilar obrigatório na atividade desse profissional.

Realização de auditorias

Um bom Arquiteto de Dados está consciente da relevância de realizar processos de auditoria constantes para julgar o desempenho do sistema de gestão de dados com o qual trabalha. Portanto, sua capacidade de estudo e elaboração de relatórios de situação e avaliação deve ser avançada. Isso permitirá que você refine continuamente seu trabalho e atue em caso de qualquer infração.

Principais habilidades de um Arquiteto de Dados

O arquiteto de dados trabalha lado a lado com seus clientes, projetando modelos que lhe permitem mourejar com grandes quantidades de dados uma vez que um verdadeiro profissional em Big Data. No entanto, quais são as principais habilidades que um Arquiteto de Dados deve ter hoje? Leia a seguir!

  • Você deve saber o desenvolvimento de sistemas de arquitetura de dados. Isso inclui seu ciclo de vida e abordagens de gerenciamento de projetos, muito uma vez que os requisitos e projetos necessários.
  • Você deve dominar a modelagem e o design de dados. Isso inclui a capacidade de projetar e estruturar bancos de dados SQL e NoSQL.
  • O conhecimento sobre modelagem preditiva, sistemas ERP e CRM, muito uma vez que estudo de texto será de grande ajuda para você. Também um treinamento em machine learning.
  • A capacidade de implementar tecnologias de gerenciamento de dados e relatórios conta. Ou por outra, os fundamentos das bases de dados colunar, visualização de dados, dados não estruturados e análises preditivas.
  • Saber sobre mineração de dados e ter conhecimento de linguagens de programação uma vez que Python, Java e Perl abrirá muitas portas profissionais para você.

Além desse conhecimento, soft skills uma vez que informação eficiente, gestão ideal da equipe, solução de problemas e habilidades de liderança farão com que você se destaque dentro de uma profissão cada vez mais solicitada por empresas de todos os setores e tamanhos.

Você gostaria de se pormenorizar neste perfil? Portanto não espere mais e descubra sobre nossa Pós-graduação em Analítica Web com a qual você se preparará para se ressaltar uma vez que um profissional do dedo do amanhã. Não haverá nenhuma empresa que resista a você. Estamos te esperando!

Pós-graduação em Analítica Web

Saiba uma vez que controlar, medir e otimizar os processos, publicitários e de compras, em cada uma das suas etapas

Tenho interesse!

Compartilhe e comente leste post!

Arthur Paredes

Deixe um comentário