E-mail não é alguma coisa novo. Na verdade, é uma das primeiras mídias digitais que apareceram há 48 anos. Há quem afirme que o e-mail marketing morreu porque continuam a usá-lo uma vez que uma instrumento mercantil sem razão, bombardeando seus consumidores. Isso não é e-mail marketing, é SPAM. É por isso que neste post eu explico as dicas para otimizar uma campanha de e-mail marketing muito sucedida.

Você pode estar interessado em: MBA em Marketing Digital

Perry Marshall disse que o objetivo mais importante de cada e-mail que você envia é ler o próximo. E, longe de se tornar obsoleto, o e-mail marketing agora é mais relevante do que nunca, porque vivemos em uma era onde a personalização e a lealdade ditam as regras do jogo. Portanto vamos parar de interromper sem permissão e pressionar nossos clientes e encetar a colocá-los no foco de nossas comunicações para serem relevantes e erigir relacionamentos com eles.

Vantagens do e-mail marketing

Na verdade, o e-mail marketing é uma ótima oportunidade para se conectar com seus consumidores e oferece muitas vantagens em relação a outras mídias digitais. Algumas dessas vantagens são:

  • É um meio muito conseguível e repentino com o qual você pode depreender uma grande variedade de públicos com grande facilidade;
  • Ele é um via de informação direta com os consumidores, que mantém você em suas mentes construindo um fluxo de informação;
  • A estratégia é considerada um dos canais mais rentáveis dentro do marketing online com um ROI de 4300%. Uma vez que é também um dos canais mais econômicos;
  • Permite segmentar o público e personalizar mensagens, oferecendo a possibilidade de conversar diretamente com seus clientes, estabelecendo assim uma relação de crédito e de longo prazo com eles;
  • Pode estar presente em todas as etapas do relacionamento com o cliente: conversão, prospecção, fidelização;
  • Ele pode ter muitas funções: se tornar publicado, se posicionar uma vez que um perito e vender seus produtos e serviços, realizar upsellings e cross-selling, atender objetivos de marketing e incremento.

Mas, no entanto, a vantagem que revolucionou o e-mail marketing e que tem sido um antes e depois na publicidade é que ele pode ser medido. (Spoiler*) Tudo pode ser medido e temos que aproveitar isso, em conjunto com todas as outras vantagens listadas supra para aproveitar uma vez que instrumento em nossa estratégia digital. Só teremos que ser claros sobre o que podemos medir e uma vez que devemos fazê-lo.

O que você precisará medir para que sua campanha de e-mail marketing seja muito sucedida?

Escolha muito a lista

Em primeiro lugar, devemos indagar quem vamos impactar. É útil estabelecer comprador-pessoa para definir mais facilmente quem é nosso cândido, quais são os seus interesses, quais são suas necessidades e desejos para fazer teor personalizado que agrega valor. Nem todos os seus clientes são iguais, portanto por que suas comunicações deveriam ser? Devemos fabricar segmentos diferenciados, a término de maximizar a personalidade de uma mensagem relevante e, assim, obter melhores resultados. Dois critérios muito importantes que podem nos ajudar na segmentação são:

  • O proporção de envolvimento que o consumidor tem com a marca, que é medido principalmente pelo número de produtos adquiridos daquela marca;
  • O momento do ciclo de compra onde o cliente está: consciência, consideração, compra, pós-compra.

Otimize, revise e atualize sua lista de contatos, pois é uma vantagem competitiva sobre a concorrência, pois você não pode reproduzir… que já se sabe que atrair um novo cliente custa dez vezes mais do que manter um. (Custa mais se enamorar do que manter…)

Defina a oferta

O que oferecemos e uma vez que comunicamos é a chave para o sucesso de um e-mail marketing. Precisamos encontrar uma oferta que seja atraente para o segmento que estamos mirando e também devemos comunicá-la de forma clara, direta e notória para convencê-los. Existem muitos tipos de ofertas e para saber o que melhor se adequa ao nosso público, o mais oportuno é realizar um teste. Também podemos testar, por exemplo, as diferentes formas de orar o mesmo desconto, para ver se isso pode afetar a taxa de resposta. É importante que a oferta tenha um link para um site ou um telefone a partir do qual o cliente tem diferentes canais a partir do qual contratar.

Além da oferta, o e-mail deve sofrear idealmente um acelerador. Isso também pode ser de muitos tipos: um presente, um teste ou frete gratuito, promessa de exclusividade… Devemos evidenciar esse acelerador no final da informação, pois será outro recurso para convencer e impulsionar a compra.

Defina o horário de envio do seu e-mail marketing

Embora existam muitos estudos sobre os horários de envio mais ideais que geram uma taxa de resposta mais subida – geralmente falamos sobre aberturas -não há padrão que se aplique a todas as campanhas de e-mail marketing. É melhor fazer testes e ver uma vez que os clientes do seu mercado reagem em relação a diferentes comunicações. Em qualquer caso e uma vez que regra universal:

  • É melhor enviar a partir do meio-dia, principalmente entre 14 e 16, que é quando há taxas abertas mais altas;
  • Recomenda-se enviar e-mails às terças, quartas e quintas-feiras, uma vez que eles têm, uma vez que regra universal, melhores resultados do que o resto dos dias da semana;
  • Clientes mais novos, uma vez que aqueles que acabaram de assinar um via, são os mais receptivos às comunicações, um recurso que se perde com o tempo.

Foco na originalidade

No marketing, o modelo da estrutura importa tanto quanto o teor. Qualquer que seja a sua mensagem e o valor que ela traz aos seus clientes, ninguém a lerá se o meio pelo qual ela é transmitida for ilegível. Portanto devemos organizar muito as informações:

  • O ponto e o pré-header. É a primeira informação que os destinatários recebem antes mesmo de perfurar o e-mail. É, em suma, o que vai marcar se eles decidem abri-lo ou não. Ele deve despertar curiosidade, mas ao mesmo tempo estar intimamente relacionado ao teor do e-mail, ser simpático para o cliente, mas ao mesmo tempo fácil de entender. (menos é sempre mais);
  • O título e o cabeçalho do e-mail. Eles devem ser impressionantes e ao mesmo tempo explicativos. Isso também permite identificar a empresa que envia o e-mail;
  • Use imagens, mas tenha em mente que existem gestores que bloqueiam as imagens. Não use excessivamente, pois eles também podem ser percebidos de forma muito mercantil;
  • Brinque com tamanhos de manancial, em negrito e destaques para ajudar a ler rapidamente o e-mail;
  • Adicione links do seu e-mail para o site ou redes sociais para que os clientes possam expandir as informações e saber mais sobre você;
  • Tenha um botão para que o usuário possa cancelar a letreiro das comunicações comerciais;
  • Pense em se apropriar a diferentes formatos e telas, pois hoje 3 em 4 e-mails são abertos a partir do celular.

No entanto, não há regra de ouro. Depende de grande segmento do seu público. Portanto o melhor é sempre fazer um teste para melhorar a originalidade. (Ah, e verifique, sempre qualquer erro de ortografia).

Porquê vimos, podemos aumentar as taxas de lisura ajustando o tempo de envio ou com um ponto melhor, podemos melhorar a taxa de resposta melhorando a legibilidade de e-mails, incluindo CTA’s, segmentando comunicações com mensagens mais personalizadas e podemos aumentar as vendas, oferecendo produtos que agregam valor com aceleradores que melhor atraem os consumidores.

Assim, você pode (e deve) monitorar todos esses KPIs em tempo real, para avaliá-los e tomar decisões que permitam otimizar sua campanha de e-mail marketing. A estudo desses resultados permitirá que você saiba, além de ter cumprido os objetivos, uma vez que o comportamento e o perfil dos destinatários e sua resposta à informação, o que, por sua vez, permitirá que você aplique mudanças e marque o sucesso em suas próximas campanhas.

Você também quer realizar campanhas de marketing muito sucedidas? Se você quer depreender mais pessoas fazendo boas estratégias para canais online, não perdida o MBA em Marketing Do dedo do IEBSchool, com uma metodologia 100% online e prática.

MBA em Marketing Do dedo

Especialize-se para se evidenciar e utilizar estratégias de resultados no marketing do dedo

Quero conhecer!

Compartilhe e comente leste post!

Arthur Paredes

Deixe um comentário